Animais com problemas de saúde precisam, muitas vezes, receber transfusão de sangue, assim como os humanos. Em Fortaleza, tutores de gatos e cachorros podem levar os pets para doar sangue e, por efeito, realizar um check-up gratuito no animal de estimação.
O serviço é ofertado na Clínica Veterinária de Fortaleza - Jacó, equipamento municipal. Cães e gatos doadores de sangue, conforme a prefeitura, passam por avaliação veterinária, realizam hemograma completo e exames para doenças que afetam as raças.
Antes da doação, os cachorros fazem testes rápidos para erliquiose (doença do carrapato) e leishmaniose (calazar). Já os felinos são examinados para identificar se estão com imunodeficiência felina (FIV) ou leucemia felina (FeLV).
é o valor médio que o check-up custaria se fosse realizado em clínicas privadas, de acordo com estimativa da Prefeitura de Fortaleza.
Para levar o animal de estimação à clínica, o tutor precisa passar por uma primeira triagem via WhatsApp, pelo número (85) 9 9108-3370, na qual serão avaliados critérios como peso, idade e vacinação.
Caso os requisitos sejam atendidos, o “humano” é informado sobre quando deve ir à unidade de saúde para efetivar a doação.
De acordo com a prefeitura, a clínica veterinária realizou 89 transfusões de sangue em um ano, entre junho de 2021 e de 2022. Em maio, foi inaugurado o banco de sangue próprio, com 10 bolsas armazenadas por mês, para casos emergenciais.
Requisitos para doação de sangue por cães e gatos
Cães
- Idade: 1 a 7 anos
- Peso: a partir de 25 kg
- Vacinação em dia
- Teste negativo de leishmaniose (calazar) e erliquiose (doença do carrapato)
- Sem carrapatos, pulgas ou piolhos
- Ter temperamento dócil
Gatos
- Idade: 1 a 7 anos
- Peso: a partir de 5 kg
- Vacinação em dia
- Teste negativo de FIV/FELV
- Sem carrapatos, pulgas ou piolhos
- Ter temperamento dócil
Serviço
Triagem para doação de sangue de pets
Contato: (85) 99108-3370 (WhatsApp)
A doação ocorre somente após triagem e agendamento.