A população se reúne para assistir ao tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro, na manhã desta quarta-feira, na Avenida Beira-Mar, em Fortaleza. O evento estava previsto para iniciar às 7h45. Por volta das 8h20, chegou ao trecho do Náutico.
Na solenidade, a presidente do Tribunal de Justiça doCeará (TJCE), Nailde Pinheiro, representou a governadora Izolda Cela (sem partido).
O desfile não ocorria há dois anos em razão da pandemia de Covid-19. Para o consultor de seguros Arlindo Calisto, de 51 anos, a solenidade "fez muita falta".
"Todos anos estávamos aqui. Agora, estamos felizes porque voltamos a ver essa apresentação tão bonita", relatou.
Por volta das 8h30, alunos e professores do Colégio Militar de Fortaleza (CMF) e de outras escolas municipais e estaduais desfilavam com bandas e bandeiras. O percurso começou no Aterro da Praia de Iracema e seguiu até o Mercado dos Peixes.
Após o desfile das escolas, integrantes das Forças Armadas, Bombeiros, Polícia Militar e Civil e Guarda Municipal se apresentaram. Em seguida, ocorreu o desfile motorizado.
Eram esperados cerca de 8.500 participantes, sendo 2,2 mil militares do Exército Brasileiro. Além das Forças Armadas, estavam presentes órgãos de Segurança Pública do Estado e escolas das redes municipal, estadual e particular.
O palanque foi montado na altura no Náutico Atlético Cearense. Também serão empregados cerca de 120 viaturas, 37 motocicletas e 35 cavalos.
Veja mais imagens do 7 de setembro em Fortaleza
Controle de tráfego
Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), às 6h, foram bloqueadas avenidas Pessoa Anta, Almirante Barroso, Historiador Raimundo Girão, entre Av. Alberto Nepomuceno e Av. Rui Barbosa, e Beira-Mar, no trecho compreendido entre a Av. Alberto Nepomuceno e o Mercado dos Peixes.
Até as 7h, essas vias serão liberadas apenas para acesso dos moradores, de acordo com a AMC. A interdição será total a partir de 8h.
Rotas alternativas
Ainda segundo a AMC, condutores em tráfego pelo entorno deverão utilizar rotas alternativas. No sentido Centro-Mucuripe, as avenidas Santos Dumont e Padre Antônio Tomás estão entre as opções de tráfego. Já no sentido Mucuripe-Centro, a orientação é optar por vias como as ruas Deputado Moreira da Rocha e Tenente Benévolo, além da Av. Dom Luís.
A área de estacionamento para quem irá prestigiar o evento será nas vias transversais às avenidas Abolição e Monsenhor Tabosa. Já os ônibus poderão estacionar na Av. Vicente de Castro, próximo aos moinhos e, durante o momento do embarque, deverão ser direcionados para a Av. Abolição.
Frota de Ônibus
Para atender a maior demanda, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reforçou a frota de coletivos com vinte veículos extras nos terminais de integração.