As chuvas intensas que vêm caindo em Fortaleza desde o início de fevereiro escancaram diversos problemas estruturais da cidade, incluindo a precarização de prédios abandonados. Na manhã desta segunda-feira (26), parte de um duplex desabou no bairro Cais do Porto, derrubando um poste e interditando uma travessa. O fato ocorreu apenas uma semana após a queda de um imóvel semelhante matar uma pessoa, no mesmo bairro.
A ocorrência foi registrada no cruzamento da Rua General Titã com a Travessa Titã. Vídeos gravados por moradores do entorno mostram tijolos, telhas, madeiras e encanamentos atrapalhando a passagem no local. Com a queda do muro, um poste foi arrancado e ficou com a fiação exposta.
Segundo o líder comunitário José Barbosa, o “Dudé”, o duplex está abandonado porque o antigo proprietário deixou o local no ano passado, depois que a Defesa Civil condenou o imóvel.
“Não mora ninguém. O dono não tinha dinheiro pra terminar a construção e ficou morando embaixo, mas a Defesa Civil viu que não tinha condição de ele ficar lá. Ele foi morar em outra rua do bairro, e a cada dia que passa a casa vai desabando aos poucos. O inverno tá começando agora, não sabemos até quando ela vai aguentar”, relata.
Dudé afirma que o órgão municipal interditou o local com faixas, mas não houve nenhum encaminhamento para solucionar o problema. A preocupação dos moradores, conta Dudé, é que outros pedaços se descolem do duplex e atinjam algum transeunte. Nesta segunda, por exemplo, uma mulher idosa foi esmagada pela queda de um muro e faleceu, no Conjunto Ceará.
“Aqui é uma vila estreita, mora gente em todo o entorno”, alerta Dudé. “Ainda bem que a parte caiu no momento da chuva, em que não tinha ninguém no meio da rua”.
Em nota, a Defesa Civil de Fortaleza informou que atendeu, nesta segunda-feira (26), a uma ocorrência de desabamento parcial de uma casa duplex, no Serviluz. O imóvel, que estava desabitado e tinha problemas na estrutura, foi interditado por risco de desabamento.
A Pasta também comunicou que a solução será a demolição do duplex. "O proprietário foi notificado, mas, como ele não tem recursos financeiros, a Prefeitura de Fortaleza executará a demolição, em data a ser definida", complementou
Na visita ao local, foi verificado que, caso o duplex desabasse, haveria impacto para sete casas do entorno. Com a gravidade da situação, as sete famílias foram removidas e serão cadastradas para receberem o Aluguel Social.
"Em caso de qualquer risco, a Defesa Civil de Fortaleza deve ser acionada via Ciops, através do fone 190. Os agentes trabalham em regime de plantão, 24h, para atender as demandas da população", finaliza a nota.
Duplex desabou há uma semana
No último dia 19 de janeiro, quatro pessoas - dois homens e duas mulheres - ficaram soterradas no desabamento de outro duplex no Cais do Porto. Um dos homens foi socorrido em estado crítico para o Instituto José Frota (IJF), mas não resistiu aos ferimentos.
Na ocasião, três imóveis próximos ao local do incidente precisaram ser interditados devido ao risco de desmoronamento. As famílias afetadas foram amparadas pela Prefeitura.
De acordo com a equipe responsável pelo monitoramento do local, os imóveis do tipo quitinete já eram antigos e não haviam passado por manutenções recentes, apresentando problemas estruturais.