Este 1º de junho marca o início da campanha Junho Vermelho, ação que objetiva incentivar a doação de sangue em hemocentros de todo o Brasil. Neste período, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, em 14 de junho, instituído em 2005 pela Assembleia Mundial da Saúde.
A data é, segundo o Ministério da Saúde, uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista da Áustria que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos.
No Ceará, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) participa do Junho Vermelho. Segundo Luciana Carlos, diretora-geral do órgão, as comemorações vêm mostrar a importância da doação voluntária e altruísta.
Com a campanha, o mês é transformado "em um período de doação voluntária altruísta aqui no nosso país", explica a gestora do Hemoce.
"Quantas vidam cabem em uma só?"
O tema escolhido pelo Hemoce para trabalhar o incentivo à doação é "Quantas Vidas Cabem em uma Vida só?". Ela foi concebida pelo Instituto Pró-Hemoce (IPH) e está sendo usada em outros hemocentros brasileiros, por meio do grupo Hemocentros Unidos.
A ideia, de acordo com Luciana Carlos, é informar sobre a doação voluntária e agradecer aos doadores.
"Agradecer aquelas pessoas que já entenderam isso. É por causa dessas pessoas, desse compromisso e desses doadores voluntários e altruístas, que há tanto tempo a gente faz o atendimento a todos os pacientes que precisam de transfusão no Ceará, sem atropelo e sem problema", avalia a diretora.
Corrente de solidariedade
Luciana Carlos conta que espera que as doações aumentem em junho, pois o Hemoce sempre faz ações itinerantes, e ainda mais com a estrutura da campanha. Ela avalia que sempre há uma "grande corrente de solidariedade".
Graças a todos os doadores voluntários de sangue que comparecem aos hemocentros do Estado rotineiramente a gente tem um conforto muito grande e uma certeza de que todos os pacientes que precisam de transfusão nos hospitais do SUS no Ceará, e até em outros hospitais, a gente consegue atender com rapidez, com segurança, para que nenhum paciente tenha o seu tratamento comprometido por falta de componentes
Como doar sangue?
- Estar saudável
- Estar bem alimentado
- Pesar acima de 50kg
- Ter entre 16 e 69 anos
- Apresentar documento oficial com foto
ATENÇÃO: Os candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos devem apresentar o Termo de Consentimento assinado pelo responsável legal, disponível em doador.hemoce.ce.gov.br.
O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos, 11 meses e 29 dias.
INTERVALO PARA DOAÇÃO DE SANGUE
- Homens podem doar sangue a cada 2 meses, até 4 vezes por ano;
- Mulheres podem doar sangue a cada 3 meses, até 3 vezes por ano.