Um homem de 53 anos morreu após cair em uma fossa séptica em Caucaia neste sábado (25). Segundo testemunhas, ele estava fazendo a limpeza da fossa quando caiu. O Corpo de Bombeiros Militares indicou que o motivo poderia ser intoxicação por gases.
Segundo o órgão, havia a presença de gases metano e gás carbônico, o que dificultou o resgate da vítima.
Devido a presença de gases potencialmente letais, um bombeiro militar desceu no local utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Respiratória Autônoma.
Os bombeiros usaram uma viga de madeira como ponto de ancoragem e, após estabilizar a vítima, içaram ela para fora da fossa séptica.
Após o resgate, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) confirmou a morte do homem.
O filho dele acompanhou todo o processo de retirada e identificou a vítima.
Medidas de segurança
O Corpo de Bombeiros alerta para os cuidados necessários ao trabalhar em espaços confinados. O órgão chama a atenção para a necessidade de utilização de EPIs e de equipamentos respiratórios adequados.
Além disso, é preciso garantir a ventilação adequada do local.
Ao trabalhar nestes espaços, também é necessário ter elaborado um plano de emergência e pessoas treinadas de prontidão, caso haja problema. É necessário também reforçar o treinamento dos trabalhadores que precisam entrar nestes ambientes.
Um dos principais problemas em espaços como as fossas sépticas é a presença de gases potencialmente letais. Para evitar o acúmulo destes gases, é importante realizar manutenções e inspeções periódicas.