Frota de ônibus de Fortaleza ganhará reforço para 1º dia de provas do Enem

A primeira etapa acontece neste domingo (5), quando 45 veículos extras serão disponibilizados à frota de 488 carros que circulam nos domingos

A frota de ônibus de Fortaleza terá reforço de 45 veículos neste domingo (5), quando ocorre a primeira etapa de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), informou a prefeitura municipal. 

Os veículos reservas ficarão à disposição dos candidatos nos Terminais de Integração de Fortaleza, das 10h às 20h, e se somam a frota regular de 488 veículos que rodam aos domingos, distribuídos em 227 linhas de ônibus.

A distribuição dos veículos reservas será a seguinte:

  • Terminal Papicu – 6 veículos;
  • Terminal Parangaba – 10 veículos;
  • Terminal Antônio Bezerra – 7 veículos;
  • Terminal Siqueira – 7 veículos;
  • Terminal Messejana – 7 veículos;
  • Terminal Conjunto Ceará – 7 veículos;
  • Terminal Lagoa – 7 veículos.

Além disso, os usuários terão o benefício da Tarifa Social em Fortaleza, com a passagem no valor de R$ 3,90 (inteira) e R$ 1,50 (tarifa estudantil).

Projeto de gratuidade

Nesta quarta-feira (1º), o prefeito José Sarto enviou para a Câmara Municipal de Fortaleza um projeto de lei para garantir a gratuidade na passagem de ônibus a todos que possuem carteirinha estudantil, nos dias de aplicação do exame, 5 e 12 de novembro, das 8h às 20h.

"Queremos incentivar que todos os que sonham em ingressar no ensino superior tenham a chance de fazer o Enem. Por isso, estou enviando para a Câmara Municipal de Fortaleza um projeto de lei que garante a gratuidade na passagem de ônibus nos dias de aplicação do exame, 5 e 12 de novembro”, ressaltou o prefeito. 

Operação de trânsito

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) promoverá uma operação especial de tráfego para facilitar os deslocamentos dos candidatos. Agentes e operadores de tráfego circularão em viaturas pela cidade a fim de monitorar os locais de prova com maior movimentação.

Câmeras de videomonitoramento também auxiliarão nos trabalhos com a atuação de técnicos e engenheiros da Central da Mobilidade para Preservação de Vidas no Trânsito. Ainda conforme a prefeitura, o tempo semafórico será ajustado nos corredores mais movimentados para facilitar o deslocamento. 

O atendimento a ocorrências de trânsito pode ser solicitado pela população por meio do 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).