Ao menos 12 bairros de Fortaleza tiveram ocorrências registradas pela Defesa Civil da Capital entre o dia de sábado (16) e o começo deste domingo (17), segundo balanço divulgado pela pasta. Durante o dia, foram oito ocorrências e no plantão noturno outras quatro, entre desabamentos, risco de desmatamentos e incêndios.
Durante o dia de sábado as ocorrências foram as seguintes:
Risco de desabamento nos bairros:
- Benfica
- Cais do Porto
- Centro
- Mondubim
- Pedras
- Presidente Kennedy
- Serrinha
Desabamento:
- Bonsucesso
Já no plantão noturno, de sábado para domingo, foram as seguintes ocorrências
Riscos de desabamento nos bairros:
- Aldeota
- Meireles
Incêndio:
- Bela Vista
Desabamento:
- Novo Mondubim
No Novo Mondubim um prédio de três andares desabou, na manhã deste domingo (17), após fortes chuvas. Somente uma família vivia na construção, e foi resgatada por vizinhos sem grandes ferimentos. Eles moravam no último andar da edificação, mas que, por ser sustentado por outra estrutura, ficou de pé.
Monitoramento
A Prefeitura de Fortaleza informa que “segue monitorando 24 horas os pontos mais críticos da Capital por meio da Central de Operações Integradas (COI)”.
Segundo a gestão municipal, uma força-tarefa formada pelas secretarias Municipal da Segurança Cidadã, Gestão Regional, Conservação e Serviços Públicos e demais Autarquias atua para diminuir os impactos das chuvas na cidade.
Em caso de qualquer risco, a Prefeitura reforça que a Defesa Civil de Fortaleza deve ser acionada via Ciops, através do fone 190. Os agentes trabalham em regime de plantão, 24h, para atender às demandas da população.