Uma menino de 2 anos faleceu na última quarta-feira (2) em decorrência da Covid-19 em Juazeiro do Norte. Segundo a Secretaria da Saúde do município, a criança não apresentava comorbidades.
Ele foi transferido do Hospital Infantil Maria Amélia, localizado em Juazeiro do Norte, para o São Camilo, Hospital e Maternidade São Francisco de Assis, no Crato, onde ficou internado. "A Secretaria se solidariza com os familiares do paciente", escreveu o órgão, em nota.
De acordo com o boletim epidemiológico de Juazeiro do Norte, o município registra 51 pacientes hospitalizados por conta do novo coronavírus e 6.047 em isolamento domiciliar. Além disso, 12 casos suspeitos aguardam o resultados dos exames.
Ao todo, do início da pandemia até a tarde desta quarta-feira (2), a cidade concentra 44.261 casos confirmados, 37.494 pacientes recuperados e 669 óbitos.
ÓBITOS INFANTIS
Desde o primeiro caso confirmado da Covid-19 no Ceará, o Estado registrou 129 mortes de crianças, de zero a 9 anos, pela doença, conforme dados da plataforma IntegraSUS.
A quantidade é maior do que a soma de todos os óbitos registrados durante 12 anos por outras doenças evitáveis através da vacinação. Em meio a esse cenário, especialistas defendem a necessidade dos pais manterem os esquemas vacinais dos filhos em dia.
Entre 2019 e 2020, foram contabilizadas 123 mortes relacionadas a doenças preveníveis por meio da imunização, conforme lista organizada pelo Ministério da Saúde que abrange:
- Tuberculose
- Tétano
- Difteria
- Coqueluche
- Poliomielite
- Sarampo
- Rubéola
- Hepatite aguda
- Caxumba
- Meningite por Haemophilus
- Síndrome da rubéola congênita
- Hepatite viral congênita
Os dados do Ministério são do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). A plataforma lembra que os valores referentes a 2020 ainda são preliminares e estão sujeitos a revisão.
CASOS EM JANEIRO
Após a chegada da variante Ômicron, o Estado registrou 162 mil novos casos de Covid em janeiro de 2022, sendo o mês com mais confirmações em toda a pandemia.
Para se ter dimensão do que o número representa na dinâmica da pandemia, somando todos os casos registrados de junho a dezembro de 2021 no Ceará foram 114 mil ocorrências. E em apenas um mês de 2022, a triste marca foi alcançada e ultrapassada.
Os dados constam no Integrasus, plataforma da Secretaria Estadual da Saúde, e foram analisados pelo Diário do Nordeste.