Céu “bonito para chover” é o cenário para boa parte dos cearenses nesta quinta-feira (30), feriado de Corpus Christi, sendo a capital cearense o destaque com 98 milímetros (mm) de precipitações até o momento. A previsão do tempo aponta a possibilidade de chuvas, pelo menos, até sábado (1°).
Na sequência, Paracuru (48,2 mm), Pacatuba (41 mm) e São Gonçalo do Amarante (33,3), na Região Metropolitana de Fortaleza, aparecem entre as maiores chuvas no início da manhã. Os registros são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Os registros de chuvas no Estado ainda são parciais com informações de 55 municípios e novos dados serão acrescentados ao longo do dia.
As maiores precipitações registradas até a atualização de 11h22 se concentram no Litoral do Pecém e no Litoral de Fortaleza. Confira o ranking com as 10 cidades onde mais choveu no período:
- Fortaleza: 98 mm
- Caucaia: 65,8 mm
- Maranguape: 60 mm
- Aquiraz: 57 mm
- Paracuru: 48,2 mm
- Eusébio 47mm
- Pacatuba: 41 mm
- Pindoretama: 38 mm
- São Gonçalo do Amarante: 33,3 mm
- Maracanaú: 27 mm
As precipitações durante o feriado já esperadas após aviso de chuvas intensas para Fortaleza e mais de 80 municípios cearenses, conforme publicação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
As chuvas acontecem por causa das áreas de instabilidade e devido aos efeitos da brisa marítima e terrestre, bem como à convecção local, que resulta da combinação de temperatura, umidade, vento e relevo, como analisa a Funceme.
Previsão do tempo
O feriadão não deve ser com o tradicional banho de mar para quem está na capital cearense: a previsão do tempo indica céu nublado com chuva de intensidade fraca a forte durante a manhã desta quinta (30). Entre a tarde e à noite, a chuva isolada deve ser fraca.
No Estado, o céu varia de nublado a parcialmente nublado com chuva na faixa litorânea, norte da Jaguaribana, Ibiapaba, Maciço de Baturité e porção norte do Sertão Central e Inhamuns. O Centro-Sul deve ter céu variando de poucas nuvens a parcialmente nublado com chuvas isoladas e passageiras.
Já na sexta (31), o céu deve ficar variando de nublado a parcialmente nublado com chuva na faixa litorânea, norte da Jaguaribana, Ibiapaba, Maciço de Baturité e porção norte do Sertão Central e Inhamuns. Para o Centro-Sul, o céu varia de poucas nuvens a parcialmente nublado com alta possibilidade de chuvas isoladas e passageiras.
O sábado (1°) deve ter céu variando de parcialmente nublado a sem nuvens em todas as macrorregiões, com alta possibilidade de chuva isolada no Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Jaguaribana, Cariri e Sertão Central e Inhamuns. Nas demais macrorregiões, há baixa possibilidade de chuva isolada.
Registros das chuvas
O Sol não apareceu nesta quinta-feira (30) na Fortaleza banhada por chuvas desde a madrugada. As precipitações, inclusive, acontecem no momento em que a quadra chuvosa cearense - que ocorre entre fevereiro e maio - está perto de acabar.
O fotógrafo Kid Júnior registrou ruas e avenidas da Aerolândia, Jardim América e Carlito Pamplona, por exemplo, para registrar os impactos da chuva na capital cearense. Veja: