O ministro da Educação, Camilo Santana, aceitou e divulgou um 'desafio' curioso nas redes sociais, neste domingo (24). Incentivado por Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, ele deveria indicar um destino turístico do Brasil.
O movimento surgiu no Ministério do Turismo em parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), e representantes de diversas Pastas federais têm se mobilizado para divulgar a iniciativa.
Camilo ressaltou que não poderia deixar de falar de atrativos do Ceará. Natural do Crato, ele fugiu de recomendações tradicionais do litoral, como Jericoacoara e Canoa Quebrada, ou de serras, como Guaramiranga e Baturité.
Vestido com uma camisa com o nome do Estado, o ministro ressaltou diversos destinos da região Sul do Ceará, especificamente do Cariri, "repleto de belezas naturais, cultura e lazer para todos os gostos e idades".
Os pontos indicados por Camilo foram:
- Floresta Nacional do Araripe, primeira unidade de conservação federal criada no Brasil;
- Geopark Araripe, primeiro das Américas reconhecido pela Unesco;
- Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, fundado em 1985;
- Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, no Crato;
- Estátua do Padre Cícero em Juazeiro do Norte, importante ponto de religiosidade popular no Nordeste.
Além dos locais, ele também recomendou conhecer o artesanato de Espedito Seleiro e as poesias de Patativa do Assaré, importantes nomes da cultura da região. "Vale a pena conhecer essa rica região de diversidade, cultura e história", sugere.
Incentivo ao turismo
Ele também destacou que, em 1884, o Ceará foi a primeira província a libertar os escravizados, antes mesmo do Brasil - fato que só ocorreria em 1888. Por isso, o Estado é conhecido como "Terra da Luz".
"Com a liderança do presidente Lula, estamos reconstruindo nosso país e o turismo, responsável por geração de emprego e renda e por proporcionar entretenimento, diversão e descanso para brasileiros e estrangeiros, é prioridade", destacou.
Por fim, Camilo repassou o desafio para o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, para indicar um destino turístico.