Uma caixa d’água se rompeu e caiu sobre um apartamento localizado no quarto andar, comprometendo a estrutura do bloco de um condomínio na Rua Correia Lima, no bairro Demócrito Rocha, em Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (19). O prédio, com 16 apartamentos, foi interditado pela Defesa Civil do município e os moradores tiveram que ser retirados do local. Não houve vítimas.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), na ocasião, um imóvel foi atingido e outros 32 chegaram a ser evacuados até a avaliação estrutural realizado pelo órgão municipal.
Veja fotos
Após os agentes da Defesa Civil vistoriarem o endereço, os moradores dos outros três blocos do condomínio, que não foram afetados pelo incidente, mas chegaram a ser evacuados, puderam retornar às residências sem riscos.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para a ocorrência via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) às 10h02 de hoje. Conforme a corporação, o teto de um dos apartamentos do 4º andar caiu, mas o proprietário do imóvel não estava em casa no momento do desabamento. O sistema de boia da caixa d'água teria falhado, o que culminou no rompimento da estrutura.
A Defesa Civil detalhou que o síndico do prédio foi orientado a tomar as providências necessárias para resolver a situação e possibilitar a volta das famílias evacuadas às suas residências.
Um relatório sobre o incidente está sendo elaborado pelo órgão municipal e deve ficar pronto nesta sexta-feria (20). "Na sequência, o síndico do condomínio será notificado", finaliza o comunicado da Defesa Civil. .
Estrondo foi ouvido antes da estrutura romper
Segundo apuração do Sistema Verdes Mares, moradores deixaram o local com malas e animais de estimação temendo o desabamento do prédio. Ao relatar os danos estruturais de seu imóvel, uma moradora disse que a janela da suíte do apartamento está com uma rachadura externa e também há outra rachadura interna no quarto.
Ainda conforme o relato, ela disse ter ouvido um estrondo nesta manhã, mas o esse barulho era comum quando secavam a caixa d’água para limpeza. Na sequência, ela também disse ter ouvido gritos e, quando abriu a janela, percebeu que a água estava jorrando pela parede com alguns pedregulhos.
Segundo ela, os próprios moradores realizaram uma força-tarefa para retirar água das casas, dos corredores e das escadas do residencial.