Os animais do Zoológico São Francisco, em Canindé, receberam "ovos de Páscoa" personalizados para celebrar a data. Carnes, folhas secas e outros alimentos da dieta de cada um deles saíram das bandejas para serem servidas em formatos que fazem alusão ao período.
Todas as tintas e materiais utilizados são atóxicos. Taise Praxedes, voluntária do zoológico, explica que a ação chama-se enriquecimento ambiental.
A atividade consiste na criação de um ambiente dinâmico, complexo e interativo para criar “desafios” físicos e mentais similares aos da natureza.
“Esses enriquecimentos podem ser de vários tipos, alimentares, sensoriais, cognitivos etc. Isso ajuda a mudar a rotina do animal, contribuindo no bem-estar, sendo muito importante para animais que estão em cativeiro”, observa.
Dentre os benefícios, estão os estímulos a comportamentos naturais, como caça, procura, exploração etc.
Zoológico
O Zoológico São Francisco, mantido pelo Santuário de Canindé, abriga 490 animais, entre aves, mamíferos e répteis. O espaço está entre os três parques registrados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), no Ceará.
Atualmente, o zoológico conta com um corpo técnico formado por uma bióloga (Renata Lygia) e dois veterinários (Juliana Félix e Bruno Leal.) Há, também, uma equipe de tratadores.
Segundo a instituição, o local cumpre os objetivos de preservação, pesquisa, lazer e educação ambiental.
Serviço
- Onde: Zoológico São Francisco, no Centro, em Canindé, no Ceará
- Quanto: R$ 3
- Funcionamento no feriado da Semana Santa: fecha na sexta-feira (15/04). Reabre no sábado e domingo (16 e 17 de abril), das 8h às 15h
- Funcionamento normal: de segunda a sábado, das 8h às 16h30. Aos domingos, das 8h às 16h. No entanto, das 11h às 13h, o local é fechado para almoço.