Segurança para dispositivo móvel

Escrito por Redação ,
Legenda: Associada às criptomoedas, tecnologia de blockchain está sendo analisada pelo sistema financeiro brasileiro

Diretamente associada às criptomoedas, como o Bitcoin, a tecnologia de blockchain está sendo analisada pelo sistema financeiro brasileiro para gerar uma solução de segurança conectada aos dispositivos móveis. Durante o 28º CIAB, foi apresentado um protótipo, desenvolvido pelo grupo Blockchain Febraban, que se apropria do conceito para compartilhar informações entre bancos na qualificação de aparelhos e até mesmo possibilitar a criação de novos modelos de negócio no futuro.

De acordo com Adilson Fernandes da Conceição, coordenador do grupo de trabalho responsável pelo projeto, esse novo sistema, que ainda está sendo aprimorado, deverá aumentar o nível de segurança em transações bancárias ao criar uma rede de informações compartilhada por todos os bancos envolvidos. Até o momento, o protótipo contou com a participação de 13 instituições financeiras e, entre elas, estão Banco do Brasil, Santander, Caixa, Citibank e Itaú.

Segundo Adilson, a capacidade de compartilhamento de informação oferecida pelo blockchain é o que irá favorecer a aplicação de ações colaborativas entre os bancos. "Trabalhamos em iniciativas que podem ser usadas e adotadas pelo setor em conjunto, pois existem áreas que permitem isso", ponderou.

Vantagens

Entre os ganhos do uso dessa tecnologia estão a redução de custos com a eliminação de processos de conciliação de dados, maior transparência para o regulador e redução do tempo de liquidação financeira. 

Leia ainda: 

> Setor financeiro inova para garantir atendimento ágil e personalizado
> Inteligência artificial para empoderar cliente 
> Fintech usará 'big data' para mudar concessão de crédito
> BNB terá 'postura conservadora' 
> BB capta R$ 20 mi no Ceará
> 'Brasil pode aplicar Open Banking em até um ano'
> Concorrência eleva oferta de cartões sem anuidade
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.