Fintech usará 'big data' para mudar concessão de crédito

Escrito por Redação ,

Ampliar o mercado de crédito no País pela análise de grandes bases de dados e discriminar, caso a caso, as possibilidades de financiamento através do processamento de informações de cada pessoa ou instituição independente do porte. Essa é a proposta da Quod, nova marca da fintech Gestora de Inteligência de Crédito, criada por cinco grandes bancos brasileiros (Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Banco do Brasil e Bradesco).

Leia ainda: 

> Setor financeiro inova para garantir atendimento ágil e personalizado
> Inteligência artificial para empoderar cliente 
> BNB terá 'postura conservadora' 
> BB capta R$ 20 mi no Ceará
> 'Brasil pode aplicar Open Banking em até um ano'
> Segurança para dispositivo móvel
> Concorrência eleva oferta de cartões sem anuidade

Segundo Rodrigo Abreu, presidente da Quod, o objetivo é "mudar o mercado de crédito através da informação positiva", modelo que, segundo ele, "nunca existiu no Brasil". O conceito é baseado no cadastro positivo, sistema que calcula uma nota a partir do histórico de consistência, pontualidade, tomada de crédito ou de cumprimento de obrigações de pagamento de um indivíduo, para determinar o risco de crédito para cada situação, podendo ser replicado para empresas e pessoas de forma geral.

A intenção da Quod, ressalta Abreu, é fazer com que essa nota seja vista no mercado como um ativo, para que cada instituição ou indivíduo possa valorizar um bom comportamento financeiro. Entre os resultados dessa análise está a promessa de que bons pagadores possam receber benefícios na hora de buscar um financiamento ou obtenção de crédito, seja através de melhores condições, taxas ou menos burocracia durante o processo.

"O País ainda vive um modelo de concessão de crédito que é baseado no preto e no branco, a partir da inadimplência. Mas o volume de informação que, de fato, deveria ser usado para esse tipo de análise, é infinitamente maior", disse Abreu.

Segundo o presidente da Quod, a partir de dados concedidos pelas instituições financeiras; empresas de fornecimento de serviços continuados, como telecomunicações, água e energia; além de grandes players do varejo nacional, serão gerados índices, métricas e relatórios detalhados sobre o comportamento de cada pessoa ou instituição.

Ampliação do mercado

A partir dessa análise, explica Abreu, será possível traçar perfis específicos, ampliando ainda mais o mercado de concessão de crédito no Brasil e explorar setores que muitas vezes são desconsiderados, como o de pequenas e médias empresas.

Operação

Ainda em pré-operação, a Quod pretende iniciar as atividades a partir do 4º trimestre deste ano, começando com recebimento e processamento de informações. No início do próximo ano é que os produtos e soluções estariam sendo ofertados, com um foco completamente online para pequenas e médias empresas e pessoas. Para as grandes empresas, o canal será mais direto. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.