Carrefour destaca vantagens da ação

Escrito por Redação ,
Legenda: Por meio de QR Codes, os clientes acompanham toda a trajetória dos alimentos que compram
Foto: FOTO: JL ROSA

O Carrefour foi o primeiro grande varejista do País a aderir ao Programa Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (Rama), desenvolvido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em parceria com a empresa PariPassu. A partir da iniciativa, 100% das frutas, legumes e verduras da marca Carrefour passaram a ser rastreadas e a ter seus níveis de defensivos agrícolas monitorados, no fim do ano passado.

> Seguir caminho dos produtos traz qualidade e custo menor

> Empresa do CE foi 1ª a rastrear frutas

> Modelo auxilia nas escolhas do consumidor

> Itens com agrotóxicos acima do permitido caíram 10%

> Pão de Açúcar completa 10 anos de carnes rastreadas

> Prazo para adequação à norma da Anvisa é curto

> Isofarma já adota padrão exigido

> Códigos são essenciais no processo

"O Carrefour se preocupa em oferecer sempre produtos saudáveis e de confiança. A adesão ao Rama demonstra, mais uma vez, que a companhia é uma das pioneiras em assegurar a alta qualidade de suas mercadorias a todos os consumidores", diz o diretor de Sustentabilidade do Carrefour no Brasil, Paulo Pianez.

Embora não exista uma legislação específica sobre a rastreabilidade de produtos de origem animal e vegetal no Brasil, Pianez observa que a empresa acompanha o comportamento do consumidor brasileiro, que está cada vez mais preocupado com a origem dos alimentos e também em manter uma qualidade de vida saudável.

"Para facilitar a visualização dos produtos Garantia Origem em suas lojas, o Carrefour mantém espaços exclusivos para os itens, com comunicação destacada, que apresenta os atributos dos produtos, além da informação do produtor e da localidade da produção", destaca o executivo. Os clientes podem acompanhar a trajetória dos alimentos, desde a produção até as gôndolas, fotografando com um smartphone o QR Code, código de barras bidimensional.

Pianez reforça que a rastreabilidade possibilita aos clientes a certeza de que estão adquirindo alimentos de qualidade, produzidos de forma ambientalmente correta e socialmente justa. Para a empresa, investir na tecnologia é contribuir para a saúde, bem-estar e segurança de quem consome a marca.

Garantia de Origem

Além do Rama, o Carrefour conta com outras ações de controle de qualidade dos produtos vendidos em suas unidades. O Programa Garantia de Origem, implantado no Brasil em 1999. Segundo Pianez, a ação atesta o compromisso da companhia em acompanhar a trajetória do alimento desde sua produção até as gôndolas. "Todos os itens da marca Carrefour também passam por rígidos padrões de segurança alimentar, testes laboratoriais e auditoria social, o que garante a alta qualidade e procedência", acrescenta.

De acordo com Paulo Pianez, a companhia busca criar uma base de confiança com produtores de várias regiões. Hoje, a rede comercializa mais de 180 produtos certificados pelo selo Garantia de Origem e mantém 160 fornecedores cadastrados.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.