Maquiagem: saiba como valorizar os traços da face

Maquiadora Raíssa Vieira apresenta truques que garantem simetria e harmonia em vários tipos de rosto

Legenda: No formato arredondado, a exemplo de Valéria Souza, as áreas escurecidas podem ser disfarçadas e as iluminadas ficarão em evidência
Foto: Foto: Matheus Dutra


Disfarçar imperfeições, suavizar os traços da face é um dos principais desejos das mulheres vaidosas. E para aquelas que não pretendem se submeter a um procedimento cirúrgico definitivo, é possível alcançar resultados similares apenas com a utilização de maquiagem.

Uma técnica bastante recomendada é a do contorno e iluminação. Popularizada nos últimos anos pela socialite americana Kim Kardashian, o método reconhecido pelas produções bem contornadas caiu no gosto do público e virou tendência de beleza entre as aficionadas por maquiagem.

Segundo a maquiadora Raíssa Vieira da marca da Maquiadoro, é possível diminuir o tamanho do nariz, da testa e do queixo, levantar as maçãs do rosto e deixá-lo com uma aparência mais fina.

A técnica consiste em usar efeitos de luz e sombra para realçar ou diminuir e dar profundidade a pontos específicos do rosto, moldando-o como um todo. Raíssa acrescenta que cada tipo de rosto pede um contorno diferente.

Foto: Foto:Matheus Dutra

"É preciso observar o formato da face para saber quais áreas iluminar e quais se deve aprofundar para alcançar o resultado ideal. Para acabar com as dúvidas, a make up apresenta um guia definitivo do contorno para rostos redondos, ovais, triangulares e hexagonais", explica a maquiadora.

Redondo

Esse tipo de rosto não possui ângulos definidos. Geralmente é mais largo nas laterais e arredondado nas linhas da testa e do maxilar. Giovanna Antonelli e Isis Valverde são exemplos de famosas com esse formato de face.

O desafio para contorná-lo é deixá-lo mais alongado. Para isso, é preciso escurecer as laterais, começando da testa, passando pelas têmporas e indo até o meio das bochechas, utilizando um corretivo ou pó facial de dois a três tons mais escuros do que a pele. O queixo pode ser contornado sem exageros, para alongar.

As áreas abaixo dos olhos, do queixo e no meio do nariz podem ser iluminadas com um corretivo ou pó mais claro. "Para evitar um visual artificial, é preciso esfumar com um pincel ou esponja de maquiagem, fazendo com que as marcações desapareçam", detalha Raíssa.

Oval

Legenda: Bruna Barros valoriza o rosto oval iluminando a parte central da testa, nariz e queixo
Foto: Foto: Matheus Dutra

Este formato possui ângulos mais harmônicos e linhas totalmente arredondadas. Dessa forma, geralmente é o tipo mais simples de aplicar a técnica. "O sombreamento deve ser feito apenas embaixo das maçãs do rosto. Já a iluminação deve ser feita na parte central: testa, nariz e queixo sempre com o cuidado de esfumar e deixar o contorno bem sutil", revela.

Hexagonal

Legenda: Para Marília Nascimento, o blush é um aliado quando aplicado do centro das maçãs em direção às orelhas
Foto: Foto: Matheus Dutra

Neste tipo de rosto, as bochechas são mais evidentes e o centro um pouco mais largo em comparação com a testa e a mandíbula. De acordo com a profissional, o contorno ideal precisa disfarçar as laterais do rosto, escurecendo-as. "Ilumine o centro da testa e o queixo. O blush também pode ser um aliado, quando aplicado do centro das maçãs em direção às orelhas", sugere.