Diário do Nordeste

Waldonys sofre 'golpe do WhatsApp' que clona número de celular

Criminosos ligaram para casa de sanfoneiro convidando para falsa festa em nome de Tom Cavalcante

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 12:51)


 

O cantor Waldonys foi alvo do “golpe do WhatsApp” nesta quinta-feira (2). O crime tem por finalidade clonar o número da vítima para pedir dinheiro emprestado de amigos e familiares. Em entrevista ao jornalista Tom Barros, na Rádio Verdes Mares, Waldonys contou que os criminosos ligaram para a casa do sanfoneiro, se passando pela assessoria de Tom Cavalcante, com o objetivo de convidar ele para uma festa do humorista.

Para aceitar os “convites”, era preciso informar um número que seria enviado por mensagem de texto. Após confirmar o código, o aplicativo do sanfoneiro ficou indisponível. Waldonys disse que deve abrir um Boletim de Ocorrência nesta quarta-feira. Ele ligou para Tom Cavalcante e informou sobre o crime e também para outros amigos, como a cantora Marisa Monte, para alertar sobre o golpe. 

> Saiba como funciona o golpe do WhatsApp
> Podcast: como se proteger do crime do crime?

“Ligaram dizendo que Tom Cavalcante iria fazer um evento no Copacabana Palace, no dia 22 de fevereiro, e quer iriam mandar um convite. Eu peguei e retornei a ligação. ‘Opa, amigo. Tudo bem? Ligaram pra mim e estou retornando’. A pessoa atendeu e respondeu: ‘Aqui é o assessor do Tom Cavalcante. Ele quer fazer uma festa e quer te mandar dois convites, para você e um acompanhante’. Acima de qualquer suspeita. Ele me pediu o email, mas antes de terminar disse: ‘estou te mandando um SMS e vai aparecer rum código de seis números. Você confirma pra mim”, explicou o sanfoneiro.   

Antes de confirmar os dados, Waldonys disse que ficou desconfiado do contato. No mês de dezembro, em um show em Fortaleza, o cantor foi avisado pela cantora Lucy Alves, que também teve o número do WhatsApp clonado, sobre o golpe.