Sexta edição do Prêmio Kindle de Literatura premiará vencedor com R$50 mil

Valor é o maior montante já ofertado pela honraria, que premiou escritora nordestina no último ano

Consolidado entre os mais importantes reconhecimentos literários em âmbito nacional, apesar da breve trajetória, o Prêmio Kindle de Literatura chega à sexta edição com novidades. A principal delas é o valor destinado à autora ou ao autor vencedor da honraria, que receberá um total de R$50 mil

Além de representar um aumento em comparação à última edição, trata-se do maior montante já ofertado pelo Prêmio. A quantia será dividida entre o valor de R$40 mil em dinheiro e R$10 mil em adiantamento de royalties para um contrato de publicação com o Grupo Editorial Record, em qualquer um de seus selos.

No ano passado, de um modo geral, foram destinados R$40 mil à paraibana Marília Arnaud – autora do romance “O Pássaro Secreto”, eleito como o melhor da competição pelo júri.

“Com isso, conseguimos aumentar os ganhos totais do vencedor”, explica Alexandre Munhoz, gerente-geral de Livros na Amazon. “Acima de tudo, acreditamos que o maior benefício do prêmio é ajudar os autores a alcançar mais leitores, e isso acontece não apenas com o vencedor”. Como exemplo, ele cita o fato de que, mais uma vez, a empresa Audible adaptará para versões em audiobook todas as obras finalistas da edição, deixando-as disponíveis para membros em mais de 180 países.

As inscrições iniciam em 15 de julho e seguem até o dia 15 de setembro. De acordo com Alexandre, a honraria é uma oportunidade para descobrir e reconhecer algumas das melhores obras brasileiras que foram autopublicadas por escritoras e escritores independentes. Não à toa, a inserção da iniciativa no calendário de prêmios literários nacionais de forma cada vez mais proeminente.

O gerente contabiliza que, em cinco anos, mais de sete mil autoras e autores brasileiros, juntos, fizeram a própria publicação de mais de 8 mil livros pelo Kindle Direct Publishing (KDP) para participarem das edições anteriores do Prêmio Kindle de Literatura.

A ferramenta da Amazon, disponibilizada de forma gratuita, é voltada exatamente para favorecer esse movimento, sendo a publicação por ela um dos requisitos básicos para a inscrição no prêmio. Desde 2012, autores já lançaram mais de 100 mil obras pela plataforma.

Condições para participação

Interessados em participar desta sexta edição devem enviar os romances originais em português usando o KDP e incluir a hashtag #PrêmioKindle nas palavras-chave durante a publicação. Seguindo o fluxo dos anos anteriores, as obras participantes serão avaliadas por um painel de especialistas editoriais, selecionados pela Amazon e pelo Grupo Editorial Record. Estes observarão critérios como criatividade, originalidade, qualidade de escrita e viabilidade comercial.

Cinco finalistas serão anunciados e avaliados pelo júri. Além disso, eles receberão um selo de livro “Finalista” para inserir na capa da versão original não-editada do eBook. Também terão, conforme já mencionado, uma versão em audiolivro do romance, que estará disponível no Audible.

Outra das novidades desta edição é que os escritores poderão criar uma página própria, com o lançamento da Author Central no Brasil. Além de compartilhar as informações mais atualizadas sobre os autores e seus livros, eles podem engajar leitores com conteúdo de marketing adicional e suas biografias, estando disponíveis nas lojas Kindle e de Livros, e com links para seus títulos disponíveis.

“Na Amazon, acreditamos que autores, editores e livrarias trabalham juntos para conectar leitores aos livros – algo que faz parte do nosso DNA desde o começo. A Amazon apoia os autores brasileiros, e o prêmio é uma forma de ajudá-los a realizarem seus sonhos: serem lidos por milhares de pessoas, serem reconhecidos por meio do prêmio e terem um contrato de publicação com uma renomada editora para ter seu livro publicado em papel”, sublinha Alexandre Munhoz.
Alexandre Munhoz
Gerente-geral de livros na Amazon

Nós continuamente investimos, apoiamos e contribuímos com o mercado livreiro através da loja Amazon, responsável por dar visibilidade às obras e permitindo que leitores de todo País possam ter acesso a uma grande variedade de títulos. Também por meio de ações educacionais gratuitas, como webinars e tutoriais, que ajudam a cadeia do livro a alcançar mais pessoas”, completa.

Passos e planos

Observando a trajetória dos seis anos do Prêmio, o gerente destaca que a equipe à frente da ação não fala sobre planos futuros, mas continua a trabalhar duro. Para ele, é muito gratificante ver o quanto a iniciativa fomentou a leitura e revelou novos talentos das letras nacionais.

“Estou na Amazon há oito anos e posso te dizer que, quando organizamos o Prêmio Kindle de Literatura, nos esforçamos para inovar em prol dos autores independentes, com o objetivo de abrir mais oportunidades para qualquer pessoa que tenha uma história para contar poder encontrar a sua audiência, e para leitores descobrirem novos autores”.

Os nomes já premiados pela iniciativa foram Gisele Mirabai, com “Machamba”; Mauro Maciel, com “O Memorial do Desterro”; Eliana Cardoso, com “Dama de Paus”; Barbara Nonato, com “Dias Vazios”; e a já referenciada Marília Arnaud, autora de “O Pássaro Secreto”.

Serviço
Sexta edição do Prêmio Kindle de Literatura
Inscrições de 15 de julho a 15 de setembro por meio da publicação das obras pelo Kindle Direct Publishing (KDP). Gratuito. Termos e condições do Prêmio podem ser consultados neste link