Riqueza de ilustrações conta trajetória de artista plástico cearense em livro

“Mario Sanders - Correndo o Risco” será lançado neste sábado (6), no Museu de Arte da UFC

Se fosse para resumir o percurso do artista plástico cearense Mario Sanders, determinada sentença cairia bem: “Uma história de estudos e rabiscos”. Pelo menos essa é a proposta do livro “Mario Sanders - Correndo o Risco”, com lançamento agendado para este sábado (6), a partir das 10h, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A obra – apoiada pelo edital das artes 2016, da Prefeitura de Fortaleza – conta os percursos de Mario entre os anos de 1981 e 2018, enfocando nos desenhos assinados pelo profissional. As criações ilustraram páginas de jornais e diferentes publicações do mercado editorial por meio de várias casas do livro do Ceará, dentre elas as editoras Vozes e Ocho.

Para além das fronteiras locais, a atuação de Sanders – natural de um vilarejo em Aquiraz –  na seara nacional também ganha destaque no exemplar, principalmente levado em conta os prêmios que recebeu e a participação no “Fratura Exposta”, grupo formado por jovens artistas que movimentou o meio cultural da Capital por meio de apresentações performática, em meados de 1985.

Detalhando cada acontecimento, há textos de vários estudiosos do mundo das artes. Gente que acompanha, de perto, o trabalho de Mario. A apresentação do livro, por exemplo, fica por conta de Clarisse Ilgenfritz; outras contribuições são dadas por Dodora Guimarães, Jackson Araújo, Roberto Galvão, entre outros. Vigoro compêndio para conhecer um dos grandes personagens da cultura do Estado.

Serviço
Lançamento do livro “Mario Sanders - Correndo o Risco”
Neste sábado (6), a partir das 10h, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC - UFC) (Avenida da Universidade, 2854 - Benfica). Gratuito e aberto ao público. Contato: (85) 3366-7481