As exposições 'Fabricando Elefantes Todos os Dias', de Claudio Cesar, e 'Colecionando Afetos', de Totonho Laprovitera, serão lançadas pela Universidade de Fortaleza nesta terça-feira (12), a partir de 19h. As mostras estão inclusas no projeto Trajetórias Artísticas Unifor, com exposições de artistas cearenses nas galerias térreas do Espaço Cultural Unifor.
A visitação gratuita será possível a partir de 13 de março, de terças a sexta, das 9h às 19h, além de sábados e domingos, das 12h às 18h. A curadoria é da artista plástica e arquiteta Andréa Dall’Olio Hiluy.
Uma palestra com a curadora será realizada no dia 14 de março, a partir das 9h30, com o objetivo de discutir as exposições promovidas no Núcleo Diálogos, contando com a participação de Totonho Laprovitera e Renata Guimarães, filha de Claudio Cesar e responsável pela preservação das obras do pai desde o falecimento dele.
A palestra deve abordar os processos curatoriais das exposições de Claudio Cesar e Totonho Laprovitera, destacando a concepção e desenvolvimento de cada obra. Segundo o cronograma, os elementos-chave de cada exposição, desde a seleção das obras até a disposição espacial dentro do espaço expositivo, também devem ser discutidos.
'Colecionando Afetos' e 'Fabricando Elefantes Todos os Dias'
A mostra 'Colecionando Afetos' conta a história de vida de Totonho Laprovitera por meio da linha do tempo da sua produção artística. Andréa Dall’Olio conta ter buscado, por meio da curadoria, transcender a linearidade temporal, uma vez que a produção dele se confunde com afetos e visão de futuro.
Neste caso, as obras são dispostas para refletir as influências que moldaram o caminho do artista, criando imersão para os espectadores e convidando-os a mergulharem na riqueza da expressão.
Enquanto isso, a mostra 'Fabricando Elefantes Todos os Dias' traz homenagem à vida e obra de Claudio Cesar propondo mergulho em uma narrativa visual para mapear e unificar as obras mais representativas do artista.
Ainda segundo Andréa, os visitantes serão conduzidos pelo universo surrealista de Claudio Cesar, destacando a habilidade artística do pintor por meio de um percurso labiríntico.
No dia 14 de março, às 9h30, haverá palestra da curadora sobre as exposições no Núcleo Diálogos, também situado no Espaço Cultural Unifor. Participarão do momento também Totonho Laprovitera e Renata Guimarães, filha única de Claudio Cesar, que, depois do falecimento do pai em 2018, assumiu a responsabilidade pela preservação e divulgação das obras do artista. Após a apresentação, os presentes poderão fazer perguntas aos convidados e, na sequência, serão convidados a fazer visita guiada às exposições. O evento é aberto ao público.