Páscoa: Aprenda como fazer ovos de colher em casa; confira passo a passo

A confeiteira Ana Lídia Cabral, vencedora do concurso "Melhor Brigadeiro do Brasil", no programa Mais Você, compartilha receitas para a Páscoa

É inevitável: a aproximação da Semana Santa sempre remete a doçuras nos mais diversos formatos, das barras de chocolate e docinhos aos famosos ovos de Páscoa. Com um público cada vez mais ávido por opções diferentes aos olhos e ao paladar, o mercado se pluraliza. Nesse contexto está inserida Ana Lídia Cabral, 33, confeiteira há sete anos e com um diferencial no currículo. Ela é vencedora do concurso "Melhor Brigadeiro do Brasil", do programa Mais Você, da Rede Globo. (linkar)

Sempre ligada às tendências, Ana Lídia tem apostado nos ovos de colher como a grande pedida deste ano. A cearense aproveitou o sucesso do brigadeiro crocante de castanha de caju, vencedor do concurso, e passou a utilizá-lo em outras receitas, inclusive a de ovos de Páscoa. "Eu acho que o ovo de colher está em alta pela necessidade de mudança do mercado. Antes só havia, em geral, os ovos tradicionais. Depois deles, veio o ovo trufado. Agora, o ovo de colher virou sensação, principalmente pela quantidade de recheio", explica.

Confira receitas de ovos de Páscoa de colher, disponibilizados pela confeiteira cearense.

Ovo de colher crocante de castanha de caju 
(O melhor brigadeiro do Brasil)

Ingredientes:

- 1 lata de leite condensado

- 1 caixinha de creme de leite

- 15g de margarina

- 200g de castanha torrada quebrada 

- 300g de açúcar 

- 150g de chocolate tipo cobertura (para a casca)

Modo de preparo:

1. Casca

Numa vasilha, coloque o chocolate para derreter no microondas ou em  banho maria, de acordo com as instruções da embalagem. Coloque na forma do ovo, leve à geladeira para firmar ou até você ver que soltou da forma. 

2. Crocante

Com as castanhas quebradas, acrescente o açúcar e mexa na panela para torrar e fazer o crocante. Obs: não mexa o tempo todo; vá esperando o açúcar derreter. Reserve para esfriar.

3. Recheio 

Na panela, coloque o leite condensado, o creme de leite e a margarina. Leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar um pouco. Acrescente 100g do crocante e mexa mais um pouco até dar o ponto de brigadeiro mole. 

Agora é só esperar esfriar e montar seu ovo. Coloque o recheio até encher e parte do restante do crocante em cima, para decorar.

Ovo de Ninho com Nutella 

Ingredientes:

- 1 lata leite condensado 

- 1 caixinha de creme de leite 

- 15g de margarina

- 25g de leite em pó 

- Nutella a gosto

Modo de preparo:

1. Casca

A Casca segue o mesmo procedimento da receita acima.

2. Recheio

Em uma panela, coloque leite condensado, creme de leite e margarina. Ao fogo, mexa até dar ponto de brigadeiro mole. Deixe esfriar e já pode montar seu ovo, intercalando o creme de ninho com a nutella. Você pode usar brigadeiros de ninho para decorar.