Para conhecer os rostos da cultura tradicional cearense, vá à Estação das Artes

Exposição "Legado dos Mestres" será aberta a partir deste domingo (28) no complexo cultural, com fotos gigantes dos homenageados

Cacique João Venâncio, Mazé das Quadrilhas, Pedro Aboiador. Maria da Ló, Gilberto Calungueiro, Dona Tatai. Se esses nomes te parecem desconhecidos, o convite está feito: vá saber quem são. A partir deste domingo (28), estará aberta a exposição "Legado dos Mestres", no Complexo Cultural Estação das Artes Belchior. Impossível não conferir.

Está tudo um deleite. O público verá fotos gigantes dos mestres da cultura ainda vivos, além de uma singela homenagem aos que já se foram. Vídeos e objetos pessoais da lida cotidiana resgatam a importância de 106 mestres de várias regiões do Estado.

Os registros são de Jarbas Oliveira. Pesquisa e curadoria de Dora Freitas e Sílvia Furtado. Estes três, inclusive, já estiveram juntos para concretização de "Livro dos Mestres", publicado em 2017.

A obra traça um abrangente panorama do tema, com mapas, histórias, fotografias e completa documentação a respeito dos mestres e do fazer intuitivo deles. Relatos de gente disposta a perpetuar o gosto pela arte, cultura e memória. A pesquisa ocorreu em 2015 e 2016, quando a voz de cada um dos mestres deu vida à narrativa do livro.

“No reisado, se a gente fazia uma promessa para os santos Reis do Oriente e se fosse valido, aí enquanto fosse vivo tinha de manter aquela cultura viva”, disse o mestre Antônio Luiz de Souza.

Reisado na Estação

Durante a abertura da exposição – disponível à visitação pública também nos meses de setembro e outubro – haverá a apresentação do Reisado dos Irmãos, de Juazeiro do Norte. A agremiação reúne, entre os 40 brincantes, diversas gerações de famílias que preservam a cultura do Cariri. 

A iniciativa, contemplada no Edital Mecenas da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), é da Fundação Waldemar Alcântara. Há quase 20 anos, na gestão do ex-governador Lúcio Alcântara, os mestres cearenses foram reconhecidos como guardiães da cultura e passaram a receber a proteção do Estado, por meio de suporte financeiro mensal (Lei 13.351, de 2003).

Conforme Fabiano Piúba, secretário da Cultura do Estado, “somos pioneiros na legislação de reconhecimento dos saberes e fazeres, artes e ofícios dos Mestres e Mestras da cultura, a partir da valorização dessas atividades e trabalhos”.


Serviço
Exposição Legado dos Mestres
Abertura neste domingo (28), às 10h, na Gare e na Plataforma do Complexo Cultural Estação das Artes (R. Dr. João Moreira, 540 – Centro)