As partes da obra "Mulher Rendeira", do artista Corbiniano Lins, resgatadas na última sexta-feira (29) pelo arte-educador José Viana, já se encontram em Pernambuco desde quarta (3) à noite, sob a guarda da família do escultor. A informação foi confirmada por um dos filhos do pernambucano, Chico Lins, que vai reencontrar a escultura nesta quinta (4), após 23 anos.
"Tô indo na oficina dar uma olhada aqui na peça. Ela chegou ontem à noite. Exatamente depois de 23 anos, vou vê-la. Em 1997, estive aí em Fortaleza com meu pai e vi a obra, ele fez um tour com a gente pelo Nordeste", confirmou ao Diário do Nordeste agora pela manhã.
Chico é consultor de negócios e contador, mas trabalha também como restaurador das obras do pai. Ele fará a avaliação do que restou da escultura, após ela ser destruída a marretadas durante uma reforma na agência do Banco do Brasil da Praça do Carmo.
Na última terça-feira (2), o filho de Corbiniano se reuniu em uma chamada de vídeo com um representante do Banco do Brasil e outro da empresa Artflex Engenharia, responsabilizada pelo caso por um "erro de execução". Agora, Chico fará uma avalição do que restou para oferecer um orçamento de restauro.
"Vou ter que chegar na peça, ver qual metal que foi utilizado naquela época, como ele juntava uma parte com a outra. Se tem parte danificada, vai ter que fundir, vou ter que criar, procurar o desenho original se tiver, na década de 1960, tem muito desenho dele. Se faltar alguma parte ou outra vou ter que fundir. Mas só que tenho que ver qual tipo de metal foi feito na época, para fazer o encaixe como quebra-cabeça, juntar uma parte com a outra", analisa.
Ainda segundo Chico, "tudo isso tem que ser levado em conta pra gente fazer o orçamento. Feito o orçamento, vai ficar a critério deles se vão querer ou não, porque é um trabalho muito minucioso, coisa de 60 anos atrás, as coisas mudaram, os materiais mudaram e a gente tem que deixar como ela era originalmente".
Em nota enviada nesta quarta (3), o Banco do Brasil já havia confirmado estar “em contato com a família do artista Corbiniano Lins e com autoridades intervenientes, com as quais estuda meios de restaurar a obra, considerando os aspectos legais e artísticos envolvidos”. O BB disse ainda que “adota ações que levarão à sua reinstalação e comunicará as definições tão logo o processo esteja concluído”.
Já a Artflex Engenharia pontuou "que as providências de restauração e realocação da Estátua já estão sendo solucionadas, de forma a minorar qualquer impacto porventura decorrente deste evento”.