O escritor norte-americano Cormac McCarthy morreu aos 89 anos nesta terça-feira (13) em Santa Fe, nos Estados Unidos. Segundo o jornal britânico The Guardian, o autor faleceu de causas naturais, mas nada foi confirmado até o momento.
McCarthy escreveu livros como "A Estrada", "Meridiano de Sangue", a "Trilogia da fronteira" e "Onde os velhos não têm vez". Este último, inclusive, ganhou adaptação para o cinema e, no Brasil, recebeu o título de "Onde os fracos não têm vez".
Apesar de não ser um nome de grandes vendas ao redor do mundo, o escritor recebeu uma série de prêmios ao longo da carreira. Em 1992, por exemplo, ele conquistou o National Book Award e o Nation Book Critics Circle Award por “All the Pretty Horses”.
Já em 2007, ele recebeu um prêmio Pulitzer por 'A Estrada', considerada a obra-prima da história dele. No livro, Cormac aborta uma história distópica na qual pai e filho lutam pela sobrevivência.
A última obra dele é dividida em dois volumes, "O Passageiro" e "Stella Maris", que marcaram um hiato do escritor de mais de dez anos sem lançamentos, narrando a história de um homem assombrado pela morte da irmã.