Meditação é aliada para diminuir a inquietação e a tensão

Professores de yoga dão aula gratuita de meditação para cura

É tempo de aquietar-se, olhar para si e buscar o equilíbrio que o mundo lá fora não está dando. A tarefa, que pode ser muito difícil para alguns, faz parte do cotidiano de Helder Lima e Ananda Kaur, ambos professores de yoga na cidade de Fortaleza há mais de dez anos. 

Para auxiliar aqueles que buscam aliviar-se de alguma forma nesses dias em que a pandemia de coronavírus é o único assunto em todos os meios sociais, os dois estão oferecendo, de segunda a sábado, às 17h, por meio de live no Instagram @ramdasyogaeterapias, uma meditação para cura vinculada à prática de Kundalini.

Esta modalidade milenar de yoga tem ações dinâmicas, energizantes e objetivas. Ela fortalece, alonga, relaxa a musculatura e todo metabolismo, além de aumentar a capacidade respiratória e o nível de vitalidade, e propor um profundo mergulho na meditação.

No cenário de incertezas, os professores apontam o caminho para diminuir a inquietação, a tensão e a descarga de nossas baterias psíquicas.

“A prática de yoga e meditação nos isola um pouquinho, momentaneamente, naquele período em que eu me retiro, me aquieto para cortar um pouco os vínculos com o externo. É uma atividade introspectiva, na qual você vai se voltando para dentro, observando seu corpo na execução das posturas; as técnicas respiratórias; de concentração; os gestos com os dedos; o relaxamento; a meditação. Tudo muda completamente a minha atitude, me trazendo para o equilíbrio”, explica Helder.

Treino

A meditação para cura, promovida gratuitamente por Helder e Ananda, dura cerca de 15 minutos, com a breve explicação feita por um dos dois a cada dia. Segundo eles, não é necessário ser um praticante veterano, visto que esta prática é mais suave e adequa-se a todos os públicos.

O professor recomenda ainda a organização de um espaço em casa para praticar as diferentes modalidades de yoga, de modo que não se tenha interferências.

“É importante observar, na hora das posturas, se não tem móveis que você se desequilibrando possa se machucar”, alerta. 

O famoso tapetinho também não é obrigatório, podendo o aluno sentar-se até no chão. “O cuidado que precisa ter é de não ser uma superfície muito lisa, já que você vai suar um pouquinho com a prática, para não deslizar”, observa.

Interessados em aprofundar-se nesse conteúdo podem aderir a algumas aulas pagas oferecidas virtualmente pelo casal de professores. Mas é importante que, passado o período de quarentena, procurem o atendimento presencial. O alinhamento das posturas a partir do acompanhamento de um tutor específico fará toda a diferença na vivência e, consequentemente, nos benefícios do yoga.

Serviço
Meditação para Cura
De segunda a sábado, às 17h, no Instagram @ramdasyogaeterapias. Gratuita. Contato: (85) 9 9177-8075

Tire as dúvidas sobre o novo coronavírus: 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia do Covid-19, no dia 11 de março. O órgão alertou que o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas.

O termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.

TRANSMISSÃO E CUIDADOS

O novo vírus é transmitido por vias respiratórias, pelo ar, e por gotículas de saliva que saem em um espirro ou tosse, por exemplo, e também podem ser transferidas por contato físico ou superfícies contaminadas.

SINTOMAS

Os principais sintomas são tosse seca, febre e cansaço. Algumas pessoas podem sentir dores no corpo, inflamação na garganta, congestionamento nasal e diarreia.

PREVENÇÃO

As pessoas devem ter cuidado com a higienização das mãos e evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca.