Eu sei que ainda é começo de novembro, mas vai dizer que não passou pela sua cabeça que o Natal está em cima? Alguns ambientes comerciais, por exemplo, já até começaram a investir na decoração. Sendo assim, para que o tempo corrido não te deixe esquecer dos enfeites para a própria casa, trouxemos algumas dicas para a montagem de uma árvore mais artesanal em 2021.
Para começar, a Rose Fontenele, uma cearense que mora no Rio Grande do Sul e é super acostumada a trabalhar com o reaproveitamento de materiais, compartilha aqui as próprias experiências com decoração natalina.
E a primeira provocação dela é: “O que você tem em casa?”. Com uma visão apurada, até o que poderia ser considerado resíduo ganha um novo significado.
“Hoje os enfeites da minha árvore são caixinhas de temperos embalados com papel de presente prateado e dourado!”, conta Rose.
Exercício de criação
E ela lista outros elementos que podem ajudar você nessa busca:
“Imagine um cone de papelão, essa é a base. A partir daí vai da imaginação e criatividade. Tem crianças? Então têm brinquedos, podem ser usados como enfeites. Fotos, desenhos e figurinhas colocados em molduras feitas de capa de caderno ficam lindos numa árvore de Natal”, inicia.
“É difícil fazer um cone? Então vamos empilhar caixas da maior para a menor, também dá certo. Não tem nada pra fazer a base? Use uma planta que esteja num jarro ou pregos na parede para formar a figura de uma árvore; enfeite com desejos para o próximo ano, presos com mini-prendedores no barbante”, completa.
Guiada pela máxima “a necessidade é a mãe da criatividade”, Rose acredita que nem a falta de dinheiro pode impedir esse processo. E exemplifica com uma lista extensa de árvores feitas ao longo dos anos, todas com materiais simples, como:
- Vassouras de palhas;
- Bombons;
- Garrafas Pet;
- Papelão com pérolas e botões;
- Papel EVA e CDs;
- Pinhas;
- Fuxico.
Mas a criação mais inusitada de Rose foi inspirada na literatura. “Peguei um lençol verde preso por uma linha no centro e amarrado na telha, pra ficar no formato de ‘cone’ e seus enfeites eram pipocas, que foram costuradas formando um grande cordão. Essa ideia surgiu depois que li o texto ‘A pipoca’, de Rubem Alves. Fiquei fascinada e transferi as pipocas para a árvore”, lembra entre risos, apesar de não ter nenhum registro fotográfico.
Para este ano, aliás, Rose já sabe qual será o diferencial entre seus enfeites artesanais: um macarrão vencido que lhe foi doado e que será pintado com spray. Santa criatividade!
Enfeites naturais
Outros elementos interessantes para investir, se você aprecia uma árvore feita à mão, são aqueles vindos da própria natureza. É assim que a empresa Sensorial, em Fortaleza, tem construído suas propostas.
“Nós enxergamos na árvore de natal uma oportunidade de criar instalações que tenham mais significado. Buscamos sempre o natural, o de verdade, e por esse motivo a maior parte dos enfeites que usamos são produzidos por nós”, conta Mariana Frota Montenegro, arquiteta, paisagista e proprietária da Sensorial.
Segundo ela, a tendência para a árvore de natal é ter significado. “Não vejo muito sentido em criar algo porque é referência para alguém. Para mim, em particular, usar materiais naturais, madeira, palha, barro, plantas e sementes secas é o que me conecta”, afirma.
A dica de Mariana é que você procure por objetos que te lembrem momentos felizes: “uma foto, uma lembrança de viagem, um brinquedo do seu filho, seja o que for, permita-se! O momento é de se reconectar com sua essência e com o que importa realmente na vida. O simples pode ser sofisticado”, sugere.
E, então, vamos tirar esses enfeites das caixas?