Instagram amplia funções de 'palavras ocultas' e bloqueios

Filtragem de palavras irá detectar erros ortográficos intencionais

Legenda: Instagram anuncia novas funções de bloqueio e restrição de palavras
Foto: Shutterstock

O Instagram anunciou, nesta quinta-feira (20), que irá testar a ativação automática da função 'Palavras Ocultas' para contas de criadores. A rede social divulgou novas atualizações para diminuir conteúdos ofensivos na plataforma.

A funcionalidade das Palavras Ocultas já existe, e a plataforma testar sua ativação automática. É possível desativar a opção, que filtra e omite comentários e mensagens consideradas danosos. O recurso permite que cada usuário crie a própria lista de palavras, frases e emojis que não quer ver. 

Além da ativação automática, o Instagram ampliou a função 'Palavras Ocultas' para as respostas aos stories. As mensagens ofensivas de pessoas que o usuário não segue serão enviadas à pasta 'Solicitações ocultas'. 

A filtragem de palavras também foi melhorada, detectando erros ortográficos intencionais em termos ofensivos, como a troca de 'i' por '1' ou 'a' por '4'. 

Veja também

Nova opção de bloqueio 

Outra nova função permite que, ao bloquear alguém, o usuário bloqueie também outras contas que essa pessoa tenha ou venha a criar no Instagram.

O objetivo da nova opção de bloqueio é dificultar que a pessoa volte a interagir com o usuário que o bloqueou. Não haverá notificação para quem for bloqueado. 

A expectativa da empresa é que os usuários bloqueiem quatro milhões de contas a menos toda semana, pois a restrição será automática. Ao bloquear alguém no Instagram, a pessoa não pode mandar mensagem e mencionar ou marcar o usuário.

Estímulo ao respeito

O Instagram também irá ampliar o envio de alerta para frases ofensivas. Antes de responder um comentário, a plataforma incentivará que os usuários parem e reflitam, caso seja identificado um conteúdo potencialmente ofensivo. 

Um aviso também será enviado quando o usuário enviar uma mensagem direta a criadores de conteúdo. "Ajude a tornar o Instagram um lugar solidário", diz a mensagem da plataforma. 

A função dos avisos já está disponível em português, inglês, espanhol, francês, chinês e árabe.