No tempo recorde de 15 segundos, um grupo de pesquisadores chineses da área de segurança digital conseguiu hackear um iPhone 13 Pro, recém-lançado pela Apple.
Os profissionais participaram da competição de hackers Tianfu Cup, em Chengdu, considerada a mais popular do mundo hacker na China. Na competição, os desenvolvedores e pesquisadores disputam para descobrir brechas em sistemas operacionais e programas populares. As informações são do UOL.
Por conseguirem fazer rapidamente o chamado jailbreak (burlar as restrições do dispositivo), levaram o prêmio de US$ 300 mil (R$ 1,6 milhão, na conversão direta e sem impostos).
Vulnerabilidade do sistema
Embora a invasão tenha sido demonstrada ao vivo no palco da competição, os detalhes não foram revelados para evitar qualquer exploração indevida de vulnerabilidade do sistema.
Outra equipe, a Team Pangu, também conseguiu invadir o iPhone 13 Pro remotamente.
No telefone invadido pelos pesquisadores da empresa de segurança Kunlun Lab, estava instalada a versão completa do iOS 15, lançado no fim de setembro.
Os pesquisadores utilizaram uma sequência de comandos de software de execução remota do navegador móvel Safari.
A Tianfu Cup, por sua vez, informou que vai enviar todos os dados de brechas detectadas à Apple para que a mesma possa otimizar a segurança de seus softwares.