O Google decidiu suspender a geração de imagens em sua Inteligência Artificial (IA), o Gemini. A decisão ocorreu após erros raciais em fotos de momentos históricos serem relatados por usuários da plataforma. As informações são do G1.
Com o objetivo de acirrar a disputa entre ChatGPT, da OpenAI, o Gemini foi criado com a intenção de gerar imagens e ajudar na resolução de tarefas simultâneas, como a combinação de textos, códigos, áudios e vídeos a partir de comandos.
Recentemente, alguns usuários relataram problemas com a IA do Google, apresentando casos de ilustrações que trazem distorções em momentos históricos.
Em uma postagem no X, antigo Twitter, a empresa evidenciou que o Gemini "apresenta imprecisões em algumas representações históricas" e que está trabalhando para corrigir o problema.
Em um dos casos divulgados, um usuário solicitou a geração de imagens de soldados alemães em 1943, na era nazista. Então, o Gemini retornou com fotos de militares negros.
Outra situação relatada foi a geração de imagens de pessoas não brancas no pedido por “Pais Fundadores dos Estados Unidos” (Founding Fathers), que, na verdade, são todos homens brancos.
“A geração de imagens de IA do Gemini gera uma ampla gama de pessoas. E isso geralmente é bom porque pessoas ao redor do mundo o usam. Mas está errando o alvo aqui”, finaliza o comunicado do Google.