Veja os diferenciais do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Unifor

As inscrições estão abertas até o dia 25 e podem ser feitas por e-mail

Legenda: Os cursos fazem parte do Programa de Pós-graduação em Direito, que já formou 539 mestres e 124 doutores
Foto: Divulgação

Os cursos de mestrado e doutorado em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, estão com inscrições abertas até o próximo dia 25 de junho.

Ao todo, são ofertadas 40 vagas, sendo 20 de mestrado e 20 de doutorado. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail ppgd@unifor.br e todas as informações sobre os documentos exigidos estão disponíveis no edital do processo seletivo. 

As aulas fazem parte do Programa de Pós-graduação em Direito, que já formou 539 mestres e 124 doutores e, atualmente, todos estão inseridos no mercado de trabalho. 

Neste ano, um dos diferenciais adotados é que o conteúdo será repassado no formato híbrido, com aulas presenciais e remotas em semestres intercalados. O modelo foi implantado para atender aos candidatos que moram em outros estados e chegam a Fortaleza para fazer o curso pela qualidade já reconhecida. 

Excelência

O programa tem conceito 6 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), aparecendo como um dos melhores do país. Atualmente, apenas oito universidades brasileiras atingiram essa avaliação, que considera o desempenho dos cursos de acordo com padrões internacionais de excelência.

Segundo a professora coordenadora da PPGD, Gina Pompeu, apesar das adversidades, esse é o momento propício para alcançar destaque na qualificação profissional.

"No cenário pós-pandemia, a tendência é que novas habilidades sejam exigidas pelo mercado de trabalho. Praticar o aprimoramento profissional através de um mestrado ou doutorado traz benefícios a curto e longo prazo - sejam novas oportunidades de trabalho ou atualização na área de atuação, o crescimento pessoal e profissional é certo", destaca Gina Pompeu.

Outro diferencial do programa é a busca pela internacionalização dos cursos. O PPGD conta com projetos de pesquisas compartilhadas em parceria com instituições de ensino superior do Brasil e do mundo, o que possibilita aos alunos uma experiência de extensão.

Grupos de Pesquisa

Um das grandes contribuições para a relevância e qualificação do PPGD são os grupos de pesquisa existentes no programa. As parcerias feitas pela Universidade de Fortaleza com instituições de todo o mundo geram conteúdos que são colocados em pesquisa e discussão do começo ao fim do curso.

Ao ser aprovado no processo de mestrado ou doutorado, o aluno deve escolher um dos 15 grupos de pesquisa disponíveis, que possuem temas variados e que são definidos conforme a linha de interesse do aluno.

A lista dos grupos de pesquisa do PPGD pode ser conferida no site da Universidade de Fortaleza.