Associação alerta para falta de testes para Covid-19 e recomenda uso somente em pacientes graves

Aos que estão com sintomas leves ou assintomáticos, mas que tiveram contato com infectados, a associação recomenda o isolamento

Teste de Covid-19
Legenda: No início da tarde desta quarta-feira (12), a Abramed publicou uma nota técnica sobre o desabastecimento dos insumos para testes de Covid-19
Foto: Thiago Gadelha

A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) alertou sobre o risco de escassez de testes de Covid-19 no Brasil devido à falta de insumos. A instituição recomenda que o teste seja feito apenas em casos de sintomas graves da doença durante os próximos dias, enquanto os estoques são renovados.

No início da tarde desta quarta-feira (12), a Abramed publicou uma nota técnica sobre o desabastecimento dos insumos para testes de Covid-19. No documento, a associação recomenda priorizar pacientes segundo uma escala de gravidade.

A princípio, “pacientes que tenham maior gravidade de sintomas, pacientes hospitalizados e cirúrgicos, pessoas no  grupo de risco, gestantes, trabalhadores assistenciais da área da saúde e colaboradores de serviços essenciais” terão prioridade na testagem. 

Aos que estão com sintomas leves ou assintomáticos, mas que tiveram contato com infectados, a associação recomendou o isolamento mesmo sem ter sido testado.

 

Quero receber conteúdos exclusivos sobre o Brasil