Um deslizamento de terra no Morro da Forca, em Minas Gerais, atingiu um casarão histórico da Prefeitura de Ouro Preto e um depósito, na manhã desta quinta-feira (13). Segundo a Defesa Civil Municipal, ninguém se feriu, uma vez que a área havia sido evacuada minutos antes do acidente.
A região próxima ao casarão, datado do século XIX, passou por inspeção do Corpo de Bombeiros por volta de 8h30 tendo em vista os problemas estruturais no imóvel. Já o deslizamento ocorreu às 9h10 porque o solo estava encharcado das chuvas que assolam o estado.
A Defesa Civil determinou evacuação em massa de toda a população até que seja feita uma avaliação técnica dos riscos.
Ao G1 Minas, o porta-voz dos bombeiros, tenente Pedro Aihara, avaliou que o risco geológico segue alto, e um hotel e um restaurante podem ser atingidos em caso de novo desmoronamento.
"(As fortes chuvas dos últimos dias) acabam fazendo com que o solo fique saturado de água, e essa saturação pode gerar um movimento de massa mesmo em um momento em que a chuva não está acontecendo", explicou Aihara.
Imagens aéreas registraram o deslizamento de terra, que atingiu os imóveis e o cabeamento elétrico do local. Em razão disso, a cidade ficou sem energia em alguns pontos, segundo o jornal Estado de Minas.
A Prefeitura de Ouro Preto ponderou que o casarão já estava interditado desde 2012, quando uma perícia detectou não haver segurança para ocupação do local.