Pelo menos 1,88 milhão de pessoas estão com inscrição garantida para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que ficou conhecido como "Enem dos concursos". A informação foi divulgada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) neste sábado (17).
Esse é um balanço parcial e se refere à atualização das 20h da última sexta-feira (16), dia em que encerrou o prazo para pagamento da taxa de inscrição. Até aquele momento, 1,28 milhão de pessoas haviam quitado a Guia de Recolhimento da União (GRU). Ao considerar os participantes isentos da taxa, são 1,88 milhão de candidatos garantidos na prova, que está marcada para 5 de maio.
Mas o número de participantes deve aumentar. Isso porque os boletos bancários podem demorar alguns dias úteis para ser compensados. Dessa forma, o balanço geral será divulgado pelo ministério até o fim da próxima semana. Ao todo, 2,65 milhões de candidatos fizeram a inscrição para o Concurso Unificado.
A taxa de inscrição foi de R$ 60 para vagas de nível médio e de R$ 90 para vagas de nível superior. Pessoas inscritas do Cadastro Único (CadÚnico), doadores de medula óssea, bolsistas e ex-bolsistas do Programa Universidade para todos (Prouni) e bolsistas e ex-bolsistas do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) tiveram direito à isenção de 100% da taxa.
O "Enem dos concursos" vai selecionar 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais. A prova será realizada em 220 cidades, em todas as unidades federativas, e contará com questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação.
O resultado da prova será divulgado no dia 3 de junho, e o anúncio definitivo ocorrerá em 30 de julho. A convocação para posse e realização de cursos de formação começa no dia 5 de agosto.