Ministério da Saúde admite que dança no evento Em Prosa foi 'inapropriada'

Apresentação ocorreu em meio ao 1º Encontro de Mobilização para Promoção da Saúde no Brasil

1º Encontro de Mobilização para Promoção da Saúde no Brasil, realizado na quinta-feira (5), foi marcado por uma polêmica envolvendo a apresentação de uma dançarina ao som de “Batcu”, canção de Aretuza Lovi com Valesca Popozuda. Após a performance ser criticada nas redes sociais, o Ministério da Saúde (MS) emitiu uma nota apontando ter sido uma dança "inapropriada"

Nesta sexta-feira (6), a pasta detalhou que o episódio não reflete a política do ministério, e lamentou o ocorrido. "Não reflete a política da Secretaria e nem os propósitos do debate sobre a promoção à saúde realizados no encontro, e adotará medidas para que não aconteça novamente", acrescentou.

Ao todo, sete grupos artísticos se apresentaram durante o intervalo do evento. Porém, uma das apresentações "surpreendeu pela coreografia inapropriada".

"O objetivo do evento é apoiar a implementação e a gestão participativa da Política Nacional de Promoção da Saúde a partir do compartilhamento de experiências e da ampliação do diálogo entre gestores e trabalhadores de diferentes estados, com momentos dedicados à diversidade cultural".
Ministério da Saúde

Apresentação de dança é criticada

Nas redes sociais, a apresentação foi criticada, principalmente por opositores, que associaram a performance com uma "dança erótica". 

Segundo o Metrópoles, o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) declarou que a pasta precisa detalhar quem autorizou a apresentação da dançarina, se ela foi remunerada e o preço pelo serviço