Um estudo global realizado pela plataforma Ashley Madison, site de relações extraconjugais, aponta que menos da metade dos brasileiros se declaram totalmente monogâmicos, ou seja, possuem somente um parceiro. A análise concluiu que um número significativo de pessoas adota diferentes formas de relacionamento além da monogamia tradicional.
O relatório da pesquisa indica que 48% da população do Brasil se identifica como totalmente monogâmica. As informações são do portal CNN.
O estudo também aponta que mulheres lideram a mudança, representando 29% dos que se envolvem em relacionamentos não monogâmicos. Apenas 19% dos homens também adotam a conduta. Inclusive, a maioria dos casais que preferem esse tipo de relação (cerca de 73% dos voluntários da pesquisa) têm filhos.
Conforme a análise da plataforma Ashley Madison, os motivos pelos quais homens e mulheres optam por um relacionamento não monogâmico são semelhantes, mas com ênfases diferentes. Enquanto 57% do público masculino busca prazer sexual, só 43% do feminino tem o mesmo objetivo.
Cerca de 24% das mulheres afirmam que tentaram relacionamentos monogâmicos, mas eles não funcionaram, levando-as a explorar outras opções. Somente 17% dos homens compartilham a mesma perspectiva.
O estudo ainda destacou que 15% dos entrevistados sentiram que, após iniciarem relacionamentos não monogâmicos, a relação com parceiro principal melhorou. Entre as emoções mais citadas pelos participantes estão: contentamento, satisfação, excitação, sensação de liberdade e felicidade.