Um homem descobriu que chegou sua vez na fila do transplante de rim durante uma trilha na região da Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro e saiu direto do local para o hospital, que era a 120 km de distância, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Ricardo Medeiros de Oliveira, de 48 anos, recebeu a ligação no último sábado (23), mas se ele descesse a pé não teria tempo.
Foram mobilizados 10 bombeiros militares e duas aeronaves do Corpo de Bombeiros para buscar Ricardo levá-lo à Santa Casa de Juiz de Fora. As informações são do O Globo.
Operação militar mobilizou transporte; assista:
"O paciente estava em uma área remota e precisava chegar no hospital em, no máximo, três horas. Não daria para retornar a pé. Assim que fomos acionados em apoio, mobilizamos todos os esforços para cumprir a missão", conta o coronel Leandro Monteiro, secretário estadual de Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros.
Segundo o militar, foi um "caso atípico": "Foi um caso atípico, até porque a pessoa que espera 9 anos para realizar esse tipo de procedimento sério, ser informada durante a travessia na Serra dos Órgãos que tinha sido contemplada, é uma situação que a gente tem que comemorar".
Cirurgia bem sucedida
Ricardo precisava chegar em solo mineiro em menos de três horas. Com a ajuda dos bombeiros, ele chegou ao local com tempo de sobra, em cerca de duas horas. Segundo a cirurgia foi completada com sucesso.
A comandante do Grupamento de Operações Aéreas dos bombeiros, Rachel Lopes, comentou que a situação foi desafiadora, pois as condições climáticas da região da Serra dos Órgãos estavam instáveis.