Suspeitos de furtarem um apartamento alugado pela plataforma de hospedagem Airbnb, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, foram presos no último sábado (2). Um jovem de 18 anos, que seria o líder do bando, segue foragido.
A dona do local, que pediu para não ser identificada, revelou que os quatro suspeitos pernoitaram no apartamento usando cocaína e deixaram vários móveis prontos para serem levados.
A chave do local foi entregue pela mãe da vítima a um homem chamado Elias, que alugou o apartamento, mas o nome dele não consta na lista de suspeitos. O item foi colocado em uma árvore para que a mudança fosse realizada.
Em nota, o Airbnb afirmou que "a equipe de segurança da plataforma suspendeu o perfil do hóspede que realizou a reserva em questão enquanto investiga o casa", e que entrou em contato com a anfitriã para oferecer o suporte necessário (leia a nota na íntegra abaixo)
Prisão dos suspeitos
Os agentes foram à residência no último sábado (2) e se depararam com três homens retirando os móveis do local. A Polícia Militar, os suspeitos informaram que foram contratados para realizar o frete dos itens e o responsável estaria a caminho do local.
Um dos suspeitos ainda mostrou aos policiais um pix feito por um jovem de 18 anos que havia contratado o serviço.
Os agentes foram ao local de entrega e encontraram um homem de 31 anos que esperava pelos móveis. O suspeito tem antecedentes criminais por formação de quadrilha, além de ser considerado de alta periculosidade.
O homem de 31 anos informou aguardar a entregada a pedido de um primo, de 23 anos. Os agentes foram a casa do familiar do outro suspeito e localizaram uma televisão e ar-condicionado que pertencia à vítima, enrolados em um lençol.
Quase todos os móveis foram recuperados. Contudo, a proprietária não avalia alugar novamente o apartamento.
LEIA A NOTA COMPLETA DO AIRBNB
Segurança é muito importante para o Airbnb, que trabalha constantemente para oferecer as mais atualizadas ferramentas de segurança aos anfitriões, hóspedes e à comunidade em geral.
A equipe de segurança da plataforma suspendeu o perfil do hóspede que realizou a reserva em questão enquanto investiga o caso. A equipe do Airbnb também entrou em contato com a anfitriã para oferecer o suporte necessário.
O Airbnb possui canais de comunicação direta que podem ser acessados por hóspedes e anfitriões, como a Central de Ajuda, com atendimento 24 horas, 7 dias por semana, em 42 idiomas, inclusive português e a Linha de Atendimento Urgente, que permite, por meio do aplicativo do Airbnb, acesso direto a uma equipe de segurança treinada, tanto para anfitriões quanto para hóspedes, em meio a crises ou situações de emergência durante estadias ativas. Nos raros casos de algo dar errado durante uma estadia, o AirCover para anfitriões oferece proteção completa, está sempre incluído e é sempre gratuito em reservas via Airbnb.