Dia 4 de outubro é reservado pela Igreja Católica para a celebração de São Francisco de Assis, o santo que é símbolo de humildade e devoção para muitos cristãos. Batizado como "Giovanni di Pietro di Bernardone", ele nasceu em Assis, na Itália, no século XII, e é conhecido por sua forte ligação com a natureza, além de sua pregação em favor da simplicidade, pobreza e do amor ao próximo.
O frade era filho de Dona Pica Bernardone e de Pedro Bernardone, um comerciante rico que viajava frequentemente para a França, de onde trazia grande parte de suas mercadorias.
Após muitas incertezas quanto ao sentido de sua vida, Francisco de Assis decidiu ser cavaleiro entre 1202 e 1205 e foi em nome da honra defender a igreja e seus interesses, convocado pelo Papa Inocêncio III.
Com o passar dos anos, o jovem começou a sentir o chamado pelo nome de Francisco o convidando a se distanciar da vida de conforto e renunciar à riqueza de sua família. Durante sua descoberta espiritual, inclusive, seu pai o colocou em uma situação de vexame público ao realizar cobranças a Francisco.
Ao ser acolhido pelo bispo, Francisco afastou-se da família, trocou suas roupas luxuosas pelas de um mendigo e entregou-se ao serviço dos leprosos e à reconstrução das capelas da cidade. A partir daí, Francisco percorreu as vizinhanças levando o Evangelho.
A origem da celebração em 4 de outubro
A escolha da data se dá porque, em 4 de outubro de 1226, São Francisco faleceu em Assis, após uma vida dedicada à caridade e à missão de espalhar os ensinamentos de Cristo. Fundador da Ordem dos Frades Menores, popularmente conhecida como Ordem Franciscana, ele também inspirou a criação de outras ordens religiosas, como as Clarissas e a Ordem Terceira Franciscana, voltada para leigos.
Adorado por muitos, Francisco também foi inspiração para o nome o atual Papa da Igreja Católica, o argentino Jorge Mario Bergoglio.
Milagres de São Francisco
Entre os principais milagres atribuídos a São Francisco, destaca-se o milagre do lobo de Gúbio, que, segundo a tradição, São Francisco teria pacificado um lobo que aterrorizava a população de uma pequena cidade italiana. Outro relato frequentemente lembrado pelos fiéis é sua pregação aos pássaros, onde Francisco teria falado diretamente a uma grande quantidade de aves, que o escutaram em silêncio.
São Francisco também é lembrado por receber os estigmas, as marcas das chagas de Cristo, durante um período de intensa oração no Monte Alverne.
Hoje, a festa de São Francisco de Assis é celebrada em diversas comunidades católicas, com missas e atos litúrgicos em homenagem ao santo, especialmente em igrejas e paróquias que levam seu nome.
Oração de São Francisco de Assis
"Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa Paz. Onde houver Ódio, que eu leve o Amor. Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão. Onde houver Discórdia, que eu leve a União. Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé. Onde houver Erro, que eu leve a Verdade. Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança. Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria. Onde houver Trevas, que eu leve a Luz! Ó Mestre, fazei que eu procure mais: consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado. Pois é dando, que se recebe. Perdoando, que se é perdoado e é morrendo, que se vive para a vida eterna! Amém."