A formação de um novo ciclone extratropical deve impactar estados do Sul e do Sudeste do Brasil entre terça (24) e quarta-feira (25) desta semana. De acordo com informações do MetSul, os efeitos do fenômeno já devem ser sentidos hoje no Rio Grande do Sul por conta da área de baixa pressão.
As cidades mais afetadas com a chuva ficam a Oeste, entre Uruguaiana, Itaqui, Quaraí e Alegrete, com altos com riscos de precipitação torrencial e alagamentos. Na maioria das regiões gaúchas, porém, a chuva deve ter baixos volumes.
O centro do ciclone estará localizado no oceano, a leste do Uruguai, a cerca de 600 km do Chuí, no Rio Grande do Sul. A previsão é de rajadas de até 70 km/h no litoral sul gaúcho e de até 50 km/h no litoral norte e em Porto Alegre.
As altas temperaturas e a formação de ondas de calor nas últimas semanas trazem o risco de tempestades a partir de quinta-feira, com a frente fria associada ao ciclone, que levará chuvas e instabilidade para o Sudeste e o Centro-Oeste.
"O risco de tempestades severas isoladas será especialmente alto no Centro-Oeste, onde a atmosfera está por demais aquecida com uma sequência de mais de uma semana de dias com máximas acima de 40ºC", diz o MetSul.