Após hospital declarar óbito, idosa é encontrada viva em necrotério de Santa Catarina

Apesar de voltar ao quarto do hospital, paciente faleceu 30 horas depois

Após ser dada como morta em certidão de óbito, uma idosa de 90 anos foi encontrada viva em necrotério do Hospital Regional Homero de Miranda Gomes de São José, na Grande Florianópolis, em Santa Catarina. Ela foi internada na última sexta-feira (24), e recebeu o laudo médico de falecimento na noite de sábado (25). 

Conforme o g1, um funcionário de um crematório, que iria recolher o corpo, percebeu que a paciente Norma Silveira da Silva ainda estava respirando e com a pele quente. A vítima chegou a ser levada novamente para um quarto, mas faleceu 30 horas depois, na segunda-feira (27).

Em nota, a direção do Hospital detalhou que a idosa estava recebendo tratamento paliativo na unidade de saúde, e que abriu um processo de sindicância para apurar o caso. O Comitê de Ética Médica e a Comissão de óbito foram acionados.

Ligação para o filho

O filho de Norma, Renato Godoy, chegou a assinar a documentação do hospital antes de receber a notícia de que a mãe ainda estava viva. 

“Na noite de sábado o hospital chamou e comunicou que ela havia falecido por volta das 23h40, fiz a papelada toda e chamei a funerária. E quando cheguei em casa de madrugada, o rapaz da funerária me ligou dizendo para eu voltar ao hospital porque minha mãe estava viva”, detalhou.

A família ainda não tem detalhes sobre a causa da morte. Ainda segundo o g1, o corpo de Norma foi cremado na segunda.