A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou, nesta terça-feira (11), o terceiro caso do fungo Candida auris no Brasil. O registro aconteceu em um hospital da rede pública de Recife, em Pernambuco.
O caso foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública Prof. Gonçalo Moniz (Lacen/BA), através do método 'Maldi-Tof', que usa ionização para diagnosticar as proteínas de uma bactéria ou fungo. Segundo a Anvisa, há ainda outro caso suspeito está em investigação laboratorial.
Segundo a agência reguladora, o cenário já se considera um surto, embora se tenha conhecimento de poucos casos notificados até então.
"Pode-se considerar que há um surto de Candida auris porque a definição epidemiológica de surto abrange não apenas uma grande quantidade de casos de doenças contagiosas ou de ordem sanitária, mas também o surgimento de um microrganismo novo na epidemiologia de um país ou até de um serviço de saúde – mesmo se for apenas um caso", diz a Anvisa.
Ameaça a saúde pública
Candida auris é um fungo emergente que representa uma séria ameaça à saúde pública, conforme alerta o órgão, podendo ser fatal principalmente para pacientes imunodeprimidos ou com comorbidades.
O micro-organismo apresenta resistência a medicamentos e a produtos de limpeza.Entre os principais problemas da doença estão a infecção da corrente sanguínea e outras complicações invasivas.