Terremoto de 5,9 graus de magnitude atinge o sudoeste da Austrália

A profundidade do epicentro foi de 10 km, segundo o Centro Geológico dos EUA; não houve vítimas

Escrito por Diário do Nordeste e AFP ,
TERREMOTO NA AUSTRÁLIA
Legenda: Um prédio na rua comercial Chapel Street, em Melbourne, ficou danificado após o tremor
Foto: William West/AFP

Um terremoto a pouca profundidade, de 5,9 graus de magnitude, sacudiu nesta quarta-feira (22) o sudeste da Austrália, perto da segunda maior cidade do país, Melbourne. Não há relatos oficiais de vítimas, mas o tremor provocou cenas de pânico entre os moradores.

O tremor surpreendeu a população de Melbourne às 9h (20h de Brasília, terça-feira) e foi sentido a centenas de quilômetros de distância. Os serviços de emergência receberam ligações inclusive de Dubbo, a 700 km do epicentro.

O Centro Geológico dos Estados Unidos calculou a magnitude do tremor em 5,9 graus. A profundidade do epicentro foi de 10 quilômetros.

Muitos moradores de Melbourne, que respeitam um confinamento há oito semanas, já estavam em casa no momento do terremoto.

Zume Phim, de 33 anos, proprietário de uma cafeteria em Melbourne, relatou o medo. "Todo o edifício tremia. Todas as janelas tremiam, como uma onda de tremores", declarou à AFP. "Nunca passei por isto. Fiquei com um pouco de medo", admitiu.

Sem vítimas

De Nova York, onde está para a Assembleia-Geral da ONU, o primeiro-ministro Scott Morrison afirmou que até o momento não foram registradas vítimas ou danos importante. 

"Um terremoto desta natureza pode ser muito alarmante (...) São fenômenos muito incomuns na Austrália", disse.

No bairro de Chapel Street, uma área comercial popular de Melbourne, o susto foi grande e tijolos se desprenderam dos edifícios.

"Estava sentado em meu escritório [...] Precisei de um pouco de tempo para compreender o que estava acontecendo", declarou ao canal ABC Mark Holcombe, prefeito de Mansfield, cidade próxima do epicentro  do tremor.

Impacto

Este é o maior terremoto registrado no sudeste da Austrália em muitos anos, informou à AFP Mike Sandiford, geólogo da Universidade de Melbourne. Um fenômeno desta magnitude acontece a cada "10 ou 20 anos no sudeste da Austrália, o último aconteceu em Thorpdale em 2012", recordou.

"Tivemos alguns muito grandes, de 6 graus, no fim dos anos 1800, mas não sabemos as magnitudes precisas", destacou.

A Geoscience Australia afirmou que quatro tremores secundários foram registrados, oscilando entre 2,5 e 4,1 graus.

 

Assuntos Relacionados