Reino Unido eleva para 'grave' risco de ameaça terrorista após explosão em táxi

Neste domingo, uma bomba caseira causou a explosão de um táxi em frente a um hospital em Liverpool, na Inglaterra

Escrito por AFP ,
Policiais forenses avaliam local onde houve explosão em frente ao Hospital da Mulher em Liverpool
Legenda: Policiais forenses avaliam local onde houve explosão em Liverpool
Foto: Paul Ellis/AFP

O Reino Unido elevou para "grave", nesta segunda-feira (15), o nível de ameaça terrorista no país, o segundo mais alto — anunciou a ministra britânica do Interior, Priti Patel, no dia seguinte à explosão de um táxi em frente a um hospital de Liverpool, na Inglaterra. 

No episódio, uma pessoa morreu, e outra ficou ferida.

"Elevamos o nível de ameaça de importante para grave", declarou a ministra na televisão, ressaltando que a ocorrência de Liverpool foi o segundo ato considerado terrorista depois do assassinato do deputado David Amess há um mês. 

Este nível de ameaça significa que o risco de um atentado é considerado "altamente provável".

Possível ataque

Neste domingo, a explosão deixou uma pessoa morta. As razões da explosão ainda são desconhecidas, disse o diretor da polícia antiterrorista no noroeste da Inglaterra, Russ Jackson. 

O artefato foi "construído pelo passageiro", que morreu, acrescentou.

A polícia antiterrorista do noroeste da Inglaterra, responsável pela investigação, especificou que "o passageiro do carro - um homem - foi declarado morto no local e ainda não foi formalmente identificado".

"O motorista - também homem - ficou ferido (...) e continua hospitalizado em condições estáveis", acrescenta nota divulgada no domingo.

A polícia disse ter recebido um alerta por volta das 11h locais (8h em Brasília), durante as comemorações pelas vítimas da guerra, e que intercedeu rapidamente. 

A apenas algumas centenas de metros da Catedral de Liverpool, centenas de soldados, veteranos e membros do público se reuniam para uma homenagem.

O carro envolvido era um táxi, que parou na frente do Hospital para Mulheres pouco antes da explosão. A área foi, então, isolada pelos serviços de segurança, e o tráfego, interrompido.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, expressou seu apoio "a todos os afetados pelo terrível incidente em Liverpool".

"Quero agradecer aos serviços de emergência por sua rapidez na intervenção e pelo profissionalismo, e à polícia, por seu trabalho investigativo contínuo", escreveu Johnson no Twitter.

Imagens divulgadas ontem pela imprensa local mostravam uma espessa fumaça cinza perto do hospital.

Assuntos Relacionados