Onda de calor avança na Europa, e temperatura pode chegar a 43 °C
Autoridades europeias têm emitido alertas à população
Portugal, França, Espanha e Itália enfrentam uma intensa onda de calor, com temperaturas que podem atingir os 43 °C nos próximos dias.
Diante desse cenário, as autoridades europeias têm emitido alertas à população, reforçando a importância de medidas preventivas para proteger a saúde durante o período de calor extremo.
- Em Lisboa, os termômetros devem marcar até 41 °C durante a tarde deste domingo (29), enquanto o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu alerta vermelho para sete distritos do continente, com cerca de 80 municípios em dez distritos em risco máximo de incêndios florestais.
- Na França, Paris registrou 34 °C ao meio-dia, com a onda de calor se intensificando em todo o país, com 73 departamentos estão sob alerta laranja. Em Marselha, mercados, ruas e praias estão sob temperaturas de até 40 °C. Quatro regiões estão em alerta laranja, e as autoridades alertam para graves riscos de incêndios florestais.
Veja também
- Na Espanha, a agência meteorológica estatal prevê a intensificação da onda de calor nos próximos dias, com temperaturas que frequentemente ultrapassam os 40 °C, especialmente no sul. Os serviços de emergência estão em prontidão para atender casos de insolação, fenômeno cada vez mais comum no verão espanhol. Na cidade espanhola de Sevilha, os termômetros já chegam a 42 °C, levando moradores e visitantes a buscarem maneiras de se refrescar.
“O calor pede roupas leves”, diz a estilista Marta Corona, acrescentando que “muito protetor solar em todos os lugares” é essencial. Os serviços de emergência estão em prontidão para atender casos de insolação, fenômeno cada vez mais comum no verão espanhol.
Quais cuidados são recomendados durante uma onda de calor
Entre as orientações, destacam-se:
- Hidratação constante;
- Permanência em locais frescos;
- Limitação da exposição direta ao sol, especialmente nas horas de maior intensidade.