Menor vaca do mundo recebe reconhecimento póstumo do Guinness em Bangladesh; veja

A vaquinha Rani, que morreu em agosto de 2021, foi reconhecida pelo Guinness Book semanas após sua morte repentina

Rani foi reconhecida pelo Guinness Book como a menor vaca do mundo.
Legenda: Rani foi reconhecida pelo Guinness Book como a menor vaca do mundo.
Foto: Munir Uz Zaman/AFP

Famosa em Bangladesh pelo porte incomum para a espécie, a vaca Rani foi reconhecida pelo Guinness Book como menor vaca do mundo nesta segunda-feira (27). A honraria foi realizada de maneira póstuma, visto que o animal morreu repentinamente aos dois anos.

Rani - A menor vaca do mundo

Com 51 cm de altura, 66 cm de comprimento e 26 kg, Rani era da raça Bhutti e viralizou na internet em apresentações e exposições ao lado de vacas maiores. No país asiático, milhares de moradores se deslocavam para a fazenda onde o animal era criado, próximo de Daca, capital de Bangladesh.

Rani era conhecida por populares como "pouco mais alta que um galo", segundo a agência de notícias AFP. O destino de Rani, que morreu em 19 de agosto de problemas estomacais, quase colocou em risco sua entrada no livro de recordes.

Rani a menor vaca do mundo ao lado de uma vaca de tamanho normal.
Legenda: O animal era assistido por milhares de pessoas que visitavam a fazenda onde era criado, próxima à capital de Bangladesh.
Foto: Munir Uz Zaman/AFP

"Enviamos vários vídeos de Rani, conforme solicitado pelo Guinness World Records. Também enviamos o boletim da autópsia às autoridades do Guinness, que queriam verificar que sua morte não tinha nada de anormal", informou o proprietário da vaca, Kazi Mohamad Abu Sufian.

Segundo ele, os responsáveis do Guinness queriam garantir que ela não havia recebido hormônios para se tornar uma vaca anã. 

"Apresentamos todos os detalhes sobre sua saúde para dissipar qualquer dúvida", afirmou. "Estamos contentes que tenha sido aprovada, mas ao mesmo tempo estamos muito tristes porque ela não está mais conosco", disse à AFP.

Quero receber conteúdos exclusivos sobre o mundo