Marido da rainha Elizabeth 2ª, príncipe Philip vai se aposentar

O príncipe ainda tem eventos em sua agenda até agosto, mas deixará de aceitar convites para novos compromissos, aposentando-se integralmente em setembro

Escrito por Folhapress ,

O Palácio de Buckingham anunciou nesta quinta (4) que o príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth 2ª, deixará a vida pública. O consorte real tem 95 anos e nos últimos anos passou por tratamentos no coração e na bexiga.

O príncipe ainda tem eventos em sua agenda até agosto, mas deixará de aceitar convites para novos compromissos, aposentando-se integralmente em setembro.

Segundo comunicado divulgado pela família real britânica, Philip tem "total apoio da rainha" em sua decisão. A mensagem também informa que Elizabeth 2ª, 91, seguirá com sua agenda normalmente. Eles devem comemorar seu 70º aniversário de casamento em novembro.

Philip, que também tem o título de duque de Edimburgo, tem uma das agendas mais movimentadas entre os membros da família real –em 2016, ele participou de eventos oficiais em 110 dias do ano. Além disso, preside, integra ou apoia 780 organizações beneficentes.

Após o anúncio da aposentadoria, a primeira-ministra britânica, Theresa May, ofereceu ao príncipe a "mais profunda gratidão e votos de felicidade": "Sua contribuição ao Reino Unido (...) e ao resto do mundo será muito valiosa pelos próximos anos".

O líder do opositor Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, desejou ao duque "o melhor em sua merecida aposentadoria". "Ele dedicou a vida toda a apoiar a rainha e nosso país com nítido senso de dever público."

A vida de Philip e seu gênio voluntarioso estiveram recentemente sob os holofotes da cultura pop na premiada série "The Crown" (2016), da Netflix, sobre a juventude de Elizabeth 2ª.