Gripe H3N8: China detecta 1° caso humano

Infectado é um menino de quatro anos que mora em uma área com patos silvestres

Escrito por Diário do Nordeste e AFP ,
gripe aviária h3n8
Legenda: Caso foi confirmado pela Comissão Nacional da Saúde
Foto: AFP

A China confirmou o primeiro caso humano conhecido da gripe aviária H3N8 nessa terça-feira (26). No entanto, a autoridade sanitária do país ponderou que o risco de transmissão entre pessoas é reduzido. A cepa, que já havia infectado cavalos, cães e focas, circula desde 2002 após ser detectada em aves aquáticas norte-americanas. 

Veja também

Segundo a Comissão Nacional da Saúde (CNS) da China, o caso positivo é de um menino de quatro anos que mora na província central de Henan e hospitalizado com febre e outros sintomas.

A família do paciente cria galinhas em casa e mora em uma área com a presença de patos silvestres. A criança foi infectada diretamente pelas aves e não foi determinado que a cepa tenha capacidade de infectar humanos.

Os exames nos contatos humanos próximos da criança não detectaram "anomalias", acrescentou a CNS em um comunicado. 

Transmissão

A CNS afirmou que o caso do menino foi uma "transmissão única entre espécies e o risco de transmissão em larga escala é pequeno".

O órgão, porém, advertiu os cidadãos que permaneçam longe de aves mortas ou doentes e procurem tratamento imediato em casos de febre ou sintomas respiratórios.

A gripe aviária ocorre em particular em aves selvagens e domésticas, mas os casos de transmissão entre humanos são extremamente raros. 

As cepas H5N1 e H7N9 da gripe aviária detectadas em 1979 e 2013 foram responsáveis pela maioria dos casos de doenças humanas por gripe aviária, conforme o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos.

Em 2012, a cepa H3N8 foi considerada responsável pelas mortes de mais de 160 focas na costa nordeste dos Estados Unidos, depois de provocar pneumonia nos animais.

Assuntos Relacionados