Flórida entra em alerta de furacão com aproximação da tempestade Idalia

A tempestade avança com ventos máximos de 100 km/h

Escrito por Diário do Nordeste/AFP ,
Mapa mostra situação da tempestade em Cuba
Legenda: A tempestade está 125 km ao sul da parte mais oeste de Cuba, neste momento
Foto: Olivier Douliery/Noaa/Rammb/AFP

A tempestade tropical Idalia se intensificou nas últimas horas e se aproxima nesta segunda-feira (28) da costa oeste de Cuba, em seu caminho para a Flórida, onde a previsão é de que chegue como um furacão de categoria 3, segundo as autoridades americanas.

A tempestade está 125 km ao sul da parte mais oeste de Cuba e avança com ventos máximos sustentados de 100 km/h, de acordo com o último boletim do Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

Idalia se converterá em furacão nesta segunda-feira, conforme as previsões do NHC, que emitiu um alerta para a província cubana de Pinar del Río. A tormenta se desloca para o norte a 13 km/h e deve ganhar força nas próximas horas até alcançar a costa oeste da Flórida, no sudeste do Estados Unidos, na quarta-feira (30).

Idalia deve se tornar um furacão de, ao menos, categoria 3, isto é, com ventos máximos sustentados de entre 178 e 208 km/h, segundo o NHC.

Veja também

Estado de emergência na Flórida

Ron DeSantis, governador da Flórida e pré-candidato à presidência dos Estados Unidos, declarou estado de emergência em 46 condados pela ameaça de Idalia e anunciou evacuações em partes do oeste.

"Este vai ser um furacão poderoso e, sem dúvida, vai afetar o estado da Flórida de muitas maneiras diferentes. Assim, por favor, prestem atenção às diretrizes de suas autoridades locais", disse DeSantis em coletiva de imprensa nesta segunda-feira. "Isto pode custar a vida de alguém, pode custar seu sustento", insistiu o governador. "Esta é uma batalha com a mãe natureza, e não é algo contra o que se deseja lutar", completou. 

O presidente americano, Joe Biden, conversou com DeSantis pela manhã e aprovou uma declaração de emergência para a Flórida, o que garante ajuda federal para enfrentar a passagem de Idalia.

Em setembro do ano passado, o furacão Ian, de categoria 5, matou quase 150 pessoas e deixou graves danos materiais em sua passagem pelo sudoeste da Flórida.  

                

Assuntos Relacionados