O exército russo anunciou nesta quarta-feira (2) que tomou o controle da cidade de Kherson, no sul da Ucrânia, no início do sétimo dia da invasão iniciada por Moscou contra o país vizinho.
"As divisões russas das Forças Armadas tomaram o controle total do centro regional de Kherson", afirmou o porta-voz do ministério da Defesa, Igor Konashenkov.
Porém, o Ministério de Defesa da Ucrânia negou. “De acordo com as informações de nossa brigada, as batalhas estão acontecendo agora. A cidade não está totalmente capturada, algumas partes estão sob nosso controle”.
Poucos minutos antes, às 6h43 GMT (3h43 de Brasília), o prefeito da cidade, Igor Kolikhayev, havia informado que a localidade ainda estava sob controle da Ucrânia, e fez um apelo para a retirada imediata das tropas russas
“Nós não somos militares, mas vou manter a cidade e seu funcionamento enquanto eu puder. Se os soldados russos e sua liderança me ouvirem, peço: saia da nossa cidade, pare de bombardear os civis. Você já pegou tudo o que queria. Incluindo vidas humanas", clamou.
A cidade e seus subúrbios sofreram nas últimas horas intensos bombardeios. Esta região fica na fronteira com a península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014.
O exército russo já conquistou o controle do porto de Berdiansk e executa uma grande ofensiva contra Mariupol, também no sul do país.