Usuários do Google relatam problemas de instabilidade no site e nas plataformas de serviços online da empresa na manhã desta segunda-feira (14). Entre os serviços afetados estão o buscador, o YouTube e o Classroom. O problema foi um dos assuntos mais comentados do Twitter nesta segunda.
> Assuntos relacionados à pandemia foram os mais buscados no Google em 2020
> Consumo online cresceu dez anos em seis meses no Brasil
Usuários do Brasil afirmam no microblog que as páginas do Google não carregam e não conseguem acessar o Google Drive e o Google Docs, recursos de armazenamento de arquivos.
Além disso, e-mails e o Google Meet, serviço de comunicação por vídeo usado, principalmente, durante aulas remotas, também não estão funcionando.
A instabilidade no Google gerou várias memes. “O pessoal indo pesquisar no google pq o google caiu”, escreveu uma usuária no Twitter. Outra colocou: “Certeza que o hackear que hackeou a Google era um aluno cansado do Classrom”.
Google responde
Às 13h43 recebemos e-mail do Google que informou que a queda em seu sistema de autenticação durou, aproximadamente, 45 minutos. O motivo foi um problema interno. O erro foi resolvido às 9h32 e, assim, todos os serviços foram restaurados. Veja abaixo a nota na íntegra:
“Hoje, às 8h47 da manhã (horário de Brasília), o Google sofreu uma queda em seu sistema de autenticação, por aproximadamente 45 minutos, em razão de um problema de gestão interna da cota de armazenamento. Os serviços que requerem login de usuários apresentaram altas taxas de erro durante esse período. O erro de autenticação foi resolvido às 9h32. Todos os serviços estão restaurados. Pedimos desculpas aos afetados e iremos conduzir uma revisão minuciosa para garantir que isso não ocorra novamente no futuro.”
Porta-voz do Google